As arrecadações dentro do exercício financeiro que aumentam ...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As arrecadações que ocorrem dentro do exercício financeiro e que aumentam as disponibilidades financeiras do Estado são chamadas de receitas orçamentárias correntes.
As receitas orçamentárias correntes são aquelas provenientes das atividades operacionais normais do Estado, como arrecadação de impostos, taxas, contribuições sociais, entre outros. Essas receitas são fundamentais para financiar os objetivos e programas estabelecidos no orçamento público, contribuindo para o cumprimento das finalidades públicas, como educação, saúde, segurança, entre outras áreas.
Portanto, as receitas orçamentárias correntes são uma fonte de recursos essencial para o Estado realizar os investimentos e custear as despesas necessárias para atender às demandas da sociedade e alcançar os objetivos definidos no orçamento público.
Resposta letra B
Receitas Orçamentárias Correntes são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e constituem instrumento para financiar os objetivos definidos nos programas e ações orçamentários, com vistas a satisfazer finalidades públicas.
Classificam-se como correntes as receitas provenientes de tributos; de contribuições; da exploração do patrimônio estatal (Patrimonial); da exploração de atividades econômicas (Agropecuária, Industrial e de Serviços); de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes (Transferências Correntes); por fim, demais receitas que não se enquadram nos itens anteriores, nem no conceito de receita de capital (Outras Receitas Correntes).
Fonte: MCASP,10º EDIÇÃO ,PÁGINA 42
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo