Segundo Sena (1999), uma metodologia do ensino de língua nã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2004267 Pedagogia
Segundo Sena (1999), uma metodologia do ensino de língua não pode ser vista como uma questão puramente mecânica que busque tão apenas estabelecer recursos visando a uma melhor apreensão dos tópicos gramaticais, geralmente propostos como conteúdo programático das aulas de língua portuguesa.
O ensino da língua: uma questão instrucional ou política? In: Palavra, poder e ensino de língua.
Assinale a alternativa que vai ao encontro da ideia apresentada no texto.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa E.

O tema desta questão refere-se à forma como a metodologia de ensino de língua portuguesa deve ser abordada nas escolas, indo além da simples aplicação de regras gramaticais. Segundo Sena (1999), a metodologia deve considerar aspectos históricos, sociais e políticos, em vez de se limitar a uma abordagem mecânica e técnica da gramática.

A questão exige do aluno um conhecimento aprofundado sobre diferentes abordagens pedagógicas no ensino da língua portuguesa e a compreensão de que o ensino de língua não é apenas uma questão instrucional, mas também cultural e social.

Justificativa das Alternativas:

Alternativa E: Correta.
Sendo a escola um espaço que deve abranger o cultural, a metodologia deve ser pensada dentro de pressupostos de ordem histórica, social e política. A norma culta, bem como outras variantes, faz parte dessa cultura. Essa alternativa vai ao encontro da ideia proposta no texto de que o ensino de língua deve transcender a abordagem puramente mecânica e incluir uma compreensão ampla das variáveis culturais e sociais.

Alternativa A: Incorreta.
Apesar de destacar a importância da gramática, sugere a separação da prática pedagógica em blocos (redação, leitura e gramática), o que contraria a ideia de uma abordagem integrada e contextualizada proposta por Sena.

Alternativa B: Incorreta.
Embora reconheça a importância da variante culta, não aborda a necessidade de considerar as questões históricas, sociais e políticas no ensino da língua, concentrando-se apenas no domínio das variantes linguísticas.

Alternativa C: Incorreta.
Esta alternativa sugere um ensino de caráter normativo e científico, voltado para particularidades que podem não ser relevantes para o aluno no momento, o que se distancia da abordagem ampla e contextualizada defendida por Sena.

Alternativa D: Incorreta.
Propõe o ensino das variações linguísticas em detrimento da norma culta, o que não considera a necessidade de equilíbrio e integração de todas as variantes, conforme sugerido no texto. A norma culta também faz parte da cultura e deve ser ensinada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo