Em relação à prisão preventiva, assinale a opção correta.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1932812 Direito Processual Penal
Em relação à prisão preventiva, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Observemos cada assertiva, a fim de encontrarmos os fundamentos corretos para cada uma, e seus respectivos erros.
A) Incorreta, pois o juiz não pode decretar prisão preventiva de ofício. Ele pode revogá-la, acaso se verifique que não existem mais os motivos que autorizaram anteriormente.
B) Incorreta, pois a prisão preventiva não é exclusiva da fase da ação penal, logo, cabe antes ou depois do recebimento da denúncia.
Lembrete: a prisão preventiva cabe na fase investigativa e na processual; a prisão temporária - cabe apenas na fase investigativa.
C) Correta e, por isso, deve ser assinalada. O fundamento para ela é:
Art. 313, § 1º, CPP. Também será admitida a prisão preventiva quando houver dúvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta não fornecer elementos suficientes para esclarecê-la, devendo o preso ser colocado imediatamente em liberdade após a identificação, salvo se outra hipótese recomendar a manutenção da medida.
D) Incorreta, pois, em consideração ao princípio do livre convencimento motivado, a decisão que substitui a prisão preventiva deve sempre fundamentada.
E) Incorreta. A prisão preventiva não pode ser decretada pelo delegado de polícia, será sempre pelo juiz, em atendimento ao à cláusula de reserva de jurisdição.

Gabarito da professora: alternativa C.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA C

CPP, Art. 313, § 1º  Também será admitida a prisão preventiva quando houver dúvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta não fornecer elementos suficientes para esclarecê-la, devendo o preso ser colocado imediatamente em liberdade após a identificação, salvo se outra hipótese recomendar a manutenção da medida.

GABARITO: LETRA C

A O juiz poderá decretar a prisão preventiva, ex offício, no curso do inquérito policial, para garantir a conveniência da instrução criminal. ERRADO (O JUIZ NÃO PODE DECRETAR PRISÃO PREVENTIVA DE OFÍCIO)

B A prisão preventiva somente pode ser decretada após o recebimento da denúncia. ERRADO (ANTES OU DEPOIS, VISTO QUE A PRISÃO PREVENTIVA JÁ CABE NA FASE DE INVESTIGAÇÃO, NÃO SENDO EXCLUSIVO DA FASE DE AÇÃO PENAL.)

C É admitida a prisão preventiva quando houver dúvida sobre a identidade civil da pessoa. CERTO

CPP, Art. 313, § 1º  Também será admitida a prisão preventiva quando houver dúvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta não fornecer elementos suficientes para esclarecê-la, devendo o preso ser colocado imediatamente em liberdade após a identificação, salvo se outra hipótese recomendar a manutenção da medida.

D A decisão que substitui a prisão preventiva pode ser prolatada sem fundamentação quando ela acolhe pedido defensivo. ERRADA (SERÁ SEMPRE FUNDAMENTADA PELO JUIZ ''Princípio do livre convencimento motivado do juiz'')

E A prisão preventiva pode ser decretada por delegado de polícia de forma excepcional. ERRADO (NUNCA PELO DELEGADO, SEMPRE PELO E JUIZ, POIS TEM CLÁUSULA DA RESERVA JURISIDICIONAL)

ALTERNATIVA C - ÚNICA HIPÓTESE EM QUE SE ADMITE A PRISÃO PREVENTIVA POR CRIME CULPOSO.

III – se o crime envolver violência doméstica e familiar contra a mulher, criança, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficiência, para garantir a execução das medidas protetivas de urgência.

III – se o crime envolver violência doméstica e familiar contra a mulher, criança, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficiência, para garantir a execução das medidas protetivas de urgência.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo