[Questão Inédita] João e Gilberto estão discutindo a situaçã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3058463 Direito Constitucional
[Questão InéditaJoão e Gilberto estão discutindo a situação de Regina, que teve uma filha enquanto estava viajando para o Peru. Como última viagem antes do procedimento do parto, decidiu realizar o sonho de conhecer as cidades místicas da região. Devido ao esforço físico, contudo, acabou tendo uma aceleração em seu trabalho de parto. Com isso, seu filho, que decidiu chamar de Augusto, ou Augustinho para os próximos, nasceu ainda em território peruano. Logo após o parto, sem realizar qualquer formalização no local, retornou ao Brasil. Para João, Augustinho é brasileiro nato, pois filho de mãe brasileira, independentemente do local em que tenha nascido. Gilberto entende que, como Augustinho não foi registrado em repartição brasileira competente e Regina não estava a serviço do Brasil, a única opção de Augusto é se naturalizar brasileiro, depois de residir no país por no mínimo 15 anos e não possuir condenação criminal. Pode-se dizer que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Rapaz, tá certo isso? O critério brasileiro não seria o Jus Solis? Claro, há excessões, como filhos de pais que estejam a serviço da República Federativa do Brasil e aqueles que busquem o registro em repartição brasileira competente. Porém a questão não aborda nenhum desses casos. Ao meu ver o gabarito está errado.

 Para João, Augustinho é brasileiro nato, pois filho de mãe brasileira, independentemente do local em que tenha nascido.

 

Gilberto entende que, como Augustinho não foi registrado em repartição brasileira competente e Regina não estava a serviço do Brasil, a única opção de Augusto é se naturalizar brasileiro, depois de residir no país por no mínimo 15 anos e não possuir condenação criminal.

 

Art. 12. São brasileiros:

I - natos:

a) ...

b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;

 

Pode-se dizer que NENHUM DELES ESTÁ CORRETO. 

os dois estão errados

QC um site de QUESTÕES fazer isso é bizarro ou muita falta de respeito com seus assinantes!

Não é de hoje o desrespeito...

Estou caindo fora...Partiu TEC.!

Como ele ainda nao havia sido registrado nem em repartição brasileira nem na estrangeira, vejo que a mãe poderia fazer o 1º registro diretamente no Brasil, mas, é duvidoso poder viajar com um bebe sem registro algum entre países.. enfim..

Mas ficou confusa a questão... porem creditei a resposta correta ao gabarito (A)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo