Com base no texto, considere as seguintes afirmativas: 1. N...
O texto a seguir é referência para as questões 02 a 07.
O aplauso de pé, por Ruy Castro
Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.
Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.
Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.
Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?
Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.
(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml)
Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:
1. No primeiro parágrafo, “cabeças coroadas” faz menção a diferentes títulos da nobreza.
2. No início do terceiro parágrafo, a expressão “sempre foi assim” retoma a ideia presente em “o aplauso sentado é mais que suficiente”.
3. No terceiro parágrafo, “de saída” significa que ela foi premiada com o Oscar só mais ao final da carreira.
4. No terceiro parágrafo, o autor fez uso de travessão em vez de vírgula para realçar um gesto importante no processo descritivo da personalidade da atriz.
Assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
Vamos analisar a questão que trata sobre a compreensão de um texto escrito por Ruy Castro. Para resolvê-la, é necessário ter uma boa interpretação dos elementos textuais e entender o uso da pontuação no contexto apresentado.
Justificativa da alternativa correta:
Afirmativa 4: O autor usou o travessão em vez de vírgula no terceiro parágrafo para realçar um gesto importante no processo descritivo da personalidade de Glenda Jackson. O travessão serve para dar uma pausa mais marcada, destacando a informação seguinte, o que é apropriado para enaltecer aspectos importantes na descrição.
Portanto, essa afirmativa está correta.
Análise das alternativas incorretas:
Afirmativa 1: A expressão “cabeças coroadas” no primeiro parágrafo não se refere necessariamente apenas a títulos de nobreza, mas pode se referir a pessoas de alta importância ou destaque em diferentes áreas. Assim, essa afirmativa é imprecisa.
Afirmativa 2: A expressão “sempre foi assim” no início do terceiro parágrafo não retoma a ideia de "o aplauso sentado é mais que suficiente". Ela faz referência à trajetória de Glenda Jackson e sua relação com o cinema e teatro, indicando que a postura dela sempre foi de escolher papéis desafiadores. Portanto, essa afirmativa é incorreta.
Afirmativa 3: No contexto do texto, “de saída” significa "logo no início", ou seja, Glenda Jackson foi premiada com o Oscar no começo de sua carreira, e não no final. Dessa forma, a afirmativa está errada.
Essas análises mostram por que apenas a afirmativa 4 é verdadeira, justificando a escolha da alternativa A como correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo