Joana, advogada, questionou Ana, sua colega e também advogad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2186885 Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)

Joana, advogada, questionou Ana, sua colega e também advogada, a respeito da relevância do conceito de "mesorregião geográfica" para o Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte.


À luz da Lei Complementar Estadual nº 643/2018, Ana respondeu, corretamente, que o referido conceito:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O art. 6º, caput, e o seu parágrafo único, da Lei Complementar Estadual nº 643/2018, estabelece que “Para fins de administração do Poder Judiciário, o Estado do Rio Grande do Norte se divide em mesorregiões geográficas, comarcas e termos (...), constituindo-se em uma só circunscrição para os atos de competência do Tribunal de Justiça. Parágrafo único. Entende-se por mesorregião a subdivisão geográfica que congrega diversos municípios de uma mesma área com similaridades econômicas e sociais.". Após esse conhecimento inicial, vamos analisar as alternativas!


A) Incorreta - coexiste com o macroregião, mas dele se distingue na medida em que absorve os menores Município do Estado:



Não há esse conceito na referida norma. Vide as observações da introdução e da letra “d".



B) Incorreta - expressa a cincunscrição territorial que compõe a jurisdição comum de primeiro grau;



Constitui-se em uma só circunscrição para os atos de competência do Tribunal de Justiça. Vide as observações da introdução e da letra “d".



C) Incorreta - se identifica com a região metropolitana reconhecida em lei complementar;



Não há esse conceito na referida norma. Vide as observações da introdução e da letra “d".


D) Correta - limita a uma o número de Comarcas de entrância final que pode absorver;



O art. 14, caput, da norma em comento, esclarece que “Em cada mesorregião geográfica do Estado, poderá existir apenas uma comarca de entrância final, devendo a população do termo-sede possuir mais de 65.000 (sessenta e cinco mil) habitantes.". Pronto, encontramos o gabarito da questão!

 

E) Incorreta - aponta para o Município que seja sede da Comarca.



O art. 8º, caput e o seu parágrafo primeiro, da norma em comento, expõe que “A Comarca abrange o território de um ou mais termo e, eventualmente, o de comarcas agregadas (...). § 1° O município sede da comarca constitui um termo.". A alternativa fala sobre “termo" e não sobre “mesorregião geográfica". Vide as observações da introdução e da letra “d".


Resposta: D


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Mesorregião é uma subdivisão dos estados brasileiros que congrega diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais, que por sua vez, são subdivididas em microrregiões.

O que é comarca de Entrancia?

Entrâncias – As comarcas, que podem apresentar uma ou mais varas, podem ser classificadas como de primeira ou segunda entrância, além da comarca de entrância especialA comarca de primeira entrância é aquela de menor porte, que tem apenas uma vara instalada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo