Maria foi investida em cargo de provimento efetivo do Poder ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2186886 Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)

Maria foi investida em cargo de provimento efetivo do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte. Ainda no curso do estágio probatório, o presidente do Tribunal de Justiça recebeu, do presidente de outra estrutura estatal de poder, a solicitação de que Maria fosse cedida.


À luz da sistemática estabelecida no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte, é correto afirmar que Maria:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

De forma sucinta e geral, o instituto jurídico da cessão de servidores públicos visa a colaboração entre os entes federados, havendo assim um aproveitamento de recursos financeiros, técnicos e humanos. A cessão é um afastamento temporário do servidor, ocupante de cargo efetivo ou emprego público, em que ele passa a exercer atividades em outro órgão ou entidade, seja da mesma esfera de governo ou até de esfera diferente, a fim de ocupar cargo em comissão ou função de confiança.


A) Incorreta - não pode ser cedida em hipótese alguma;



Vide as observações da introdução e da letra “c".



B) Incorreta - somente pode ser cedida caso tenha ultrapassado a metade do período de estágio probatório;


 

Vide as observações da introdução e da letra “c".

C) Correta - não poder ser cedida, exceto nos casos de ocupação de função de confiança ou cargo de provimento em comissão, ou com atribuições equivalentes;



O art. 1º, parágrafo segundo, da Lei Complementar estadual nº 715/2022, estabelece que “Fica vedada a cessão dos servidores durante o período de estágio probatório, exceto nos casos de ocupação de função de confiança ou cargo de provimento em comissão, ou com atribuições equivalentes.". Pronto, encontramos o gabarito da questão!



D) Incorreta - somente pode ser cedida caso assine termo de compromisso no sentido de que cumprirá o periodo de estágio probatório que sobejava no momento da cessão;



Vide as observações da introdução e da letra “c".



E) Incorreta - pode ser cedida livremente, caso esteja presente o interesse público, tanto na perspectiva do cedente como na do cessionário, e haja a aquiescência de Maria.



Vide as observações da introdução e da letra “c".



Resposta: C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão exige conhecimento acerca da Lei Complementar Estadual n. 715/2022 e pede ao candidato que assinale o item correto, de acordo com o texto que segue:

"Maria foi investida em cargo de provimento efetivo do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte. Ainda no curso do estágio probatório, o presidente do Tribunal de Justiça recebeu, do presidente de outra estrutura estatal de poder, a solicitação de que Maria fosse cedida. À luz da sistemática estabelecida no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte, é correto afirmar que Maria:"

Para responder, necessário conhecimento do art. 10, § 2º da Lei Complementar Estadual n. 715/2022 que preceitua:

Art. 10. § 2º Fica vedada a cessão dos servidores durante o período de estágio probatório, exceto nos casos de ocupação de função de confiança ou cargo de provimento em comissão, ou com atribuições equivalentes. 

Portanto, Maria não pode ser cedida, exceto nos casos de ocupação de função de confiança ou cargo de provimento em comissão, ou com atribuições equivalentes, de modo que somente o item "B" encontra-se correto.

Gabarito: B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo