O consumo de produtos lácteos não pasteurizados pode ocasion...
O consumo de produtos lácteos não pasteurizados pode ocasionar a transmissão de diversas zoonoses à população humana. Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa E é a correta: Tuberculose, salmonelose e colibacilose.
O tema abordado na questão é a importância da pasteurização dos produtos lácteos para prevenir a transmissão de zoonoses. A pasteurização é um processo térmico que elimina microrganismos patogênicos, tornando o leite seguro para o consumo. Produtos lácteos não pasteurizados podem ser veículos de transmissão de várias doenças para os humanos.
A alternativa E lista doenças que são realmente associadas ao consumo de produtos lácteos contaminados:
- Tuberculose: Causada pelo Mycobacterium bovis, pode ser transmitida através de leite cru de animais infectados.
- Salmonelose: Resultante de infecção por bactérias do gênero Salmonella, frequentemente relacionada a alimentos contaminados, incluindo laticínios.
- Colibacilose: Causada por bactérias Escherichia coli, algumas cepas podem estar presentes em produtos lácteos não pasteurizados.
As alternativas incorretas listam doenças não associadas a produtos lácteos não pasteurizados ou incluem doenças não zoonóticas. Vamos analisar cada uma:
Alternativa A: Ancilostomose é uma infecção por vermes intestinais, não relacionada a laticínios. Toxoplasmose raramente está associada a produtos lácteos, enquanto tuberculose, como já mencionado, está correta.
Alternativa B: Brucelose pode ser transmitida por leite não pasteurizado, mas histoplasmose é uma doença fúngica adquirida por inalação de esporos e ancilostomose não é transmitida dessa forma.
Alternativa C: Filariose é uma doença parasitária transmitida por mosquitos e não por laticínios. Brucelose está correta, mas listeriose, embora relacionada a produtos alimentares, não é exclusivamente transmitida por laticínios.
Alternativa D: Filariose, como mencionado, não está relacionada a laticínios. Colibacilose e salmonelose estão corretas, mas a inclusão de filariose torna a alternativa incorreta.
Entender a relação entre doenças e seus meios de transmissão é essencial em inspeção de produtos de origem animal, garantindo a segurança alimentar.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo