Assinale a alternativa que preenche as lacunas do texto a s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1747187 Português
Assinale a alternativa que preenche as lacunas do texto a seguir, respectivamente e de acordo com a norma-padrão da língua. As máquinas de escrever estiveram muitos anos _________ serviço de escritores e secretárias. Foi graças ___________ elas que livros e documentos ganharam vida com uma agilidade que a pena não teria garantido. Hoje elas deram lugar ___________ máquinas informatizadas e se tornaram objeto de museu.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Assertiva D

a … a … às

muitos anos _________ serviço de escritores e secretárias. Foi graças ___________ elas que livros e documentos ganharam vida com uma agilidade que a pena não teria garantido. Hoje elas deram lugar ___________ máquinas informatizadas e se tornaram objeto de museu.

1) serviço é palavra masculina. 2) Não há crase antes de pronome pessoal do caso reto. Outra dica: não se usa crase no singular junto a palavras no plural. 3) Regência: dar lugar a alguma coisa. Se o a estivesse no singular, não teria a crase (motivo já citado). Ex: deram lugar a máquinas.

GABARITO: D

"As máquinas de escrever estiveram muitos anos A serviço de escritores e secretárias."

➥ Pessoal, "serviço" é palavra masculina. Em regra, não se coloca crase quando há palavra masculina. Lembre-se da exceção: se estiver implícita a palavra "à moda de", haverá crase: "usava sapatos à Luís XIV" (à moda de Luís XIV).

 

"Foi graças A elas que livros e documentos ganharam vida com uma agilidade que a pena não teria garantido."

➥ Aqui não há crase por dois motivos:

  1. Não se coloca crase em pronomes pessoais (eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim): "eu pedi A ele que me esperasse";
  2. Não há crase se a palavra estiver no plural (elas): "Ontem, fui A diversas festas no bairro."

Perceba que o "a" ali é preposição (graças A alguém). Se houvesse um caso de crase, colocá-la-íamos (rsrs) sem nenhum problema!

  • Detalhe: Quando nos referimos a Deus e a santas, não há crase! "Graças A Deus fui aprovado", "Eu me refiro A Santa Maria Madalena" (Fonte: Gramática do Pestana, pág. 788 - Crase)

 

"Hoje elas deram lugar ÀS (a + as) máquinas informatizadas e se tornaram objeto de museu."

Quem dá, dá algo (lugar) A alguém (as máquinas) → Temos preposição exigida pelo verbo (dar algo A alguém) e artigo definido no plural (as máquinas) → dar lugar A + AS máquinas → dar lugar ÀS máquinas.

 

Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)

As máquinas de escrever estiveram muitos anos ( Serviço é uma palavra masculina. Assim, proibindo o uso da crase.) _____A____ serviço de escritores e secretárias.

Foi graças ( Elas é um pronome pessoal do caso reto. Não pode crase antes de pronomes. Exceto nos pronomes relativos a qual e as quais.) _____A______ elas....

Hoje elas deram lugar ( Deram lugar a algo. Temos o encontro do ''a'' preposição e do ''a'' artigo. Logo, haverá crase.) _____às______ máquinas informatizadas e se tornaram objeto de museu.

Obrigado Senhor, por mais uma questão que eu resolvi sabendo do conteudo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo