Sobre os crimes de abuso de autoridade, assinale a alternati...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2522187 Direito Penal
Sobre os crimes de abuso de autoridade, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa incorreta é a letra D.

A Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019) define como crime a requisição de instauração de procedimento investigatório administrativo, em desfavor de alguém, à falta de qualquer indício da prática de crime, de ilícito funcional ou de infração administrativa. Portanto, a letra D é incorreta porque requisitar investigação sem indícios configura abuso de autoridade.

GABARITO: D.

A questão trata sobre os crimes de abuso de autoridade.

A) correta. Conforme o caput do art. 2º da da Lei nº 13.869/2019: “É sujeito ativo do crime de abuso de autoridade qualquer agente público, servidor ou não, da administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e de Território.”

B) correta. De acordo com o art. 4º, inciso II, da Lei nº 13.869/2019: “a inabilitação para o exercício de cargo, mandato ou função pública, pelo período de 1 (um) a 5 (cinco) anos”

C) correta. Em consonância com o art. 20 da Lei nº 13.869/2019: “Impedir, sem justa causa, a entrevista pessoal e reservada do preso com seu advogado”

D) incorreta. Pois é previsto como crime, segundo o disposto no art. 27 da Lei nº 13.869/2019: “Requisitar instauração ou instaurar procedimento investigatório de infração penal ou administrativa, em desfavor de alguém, à falta de qualquer indício da prática de crime, de ilícito funcional ou de infração administrativa: Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.”

E) correta. Em conformidade com o art. 15 da Lei nº 13.869/2019: “Constranger a depor, sob ameaça de prisão, pessoa que, em razão de função, ministério, ofício ou profissão, deva guardar segredo ou resguardar sigilo: Pena – detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.”

FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS.

Uma ressalva quanto a alternativa C, tecnicamente ela não está totalmente correta, pois o crime de violência instrucional versa da seguinte forma:

Violência Institucional (Lei nº 14.321, de 2022)

Art. 15-A. Submeter a vítima de infração penal ou a testemunha de crimes violentos a procedimentos desnecessários, repetitivos ou invasivos, que a leve a reviver, sem estrita necessidade:

I - a situação de violência; ou

II - outras situações potencialmente geradoras de sofrimento ou estigmatização: Pena - detenção, de 3 meses a 1 ano, e multa.

§ 1º Se o agente público permitir que terceiro intimide a vítima de crimes violentos, gerando indevida revitimização, aplica-se a pena aumentada de 2/3. §

2º Se o agente público intimidar a vítima de crimes violentos, gerando indevida revitimização, aplica-se a pena em DOBRO.

Não é a primeira questão que resolvo que contém um erro técnico, porém tem outra alternativa com um erro grosseiro. Muita atenção na hora de resolver questões.

Fica a dica!!

Não dá pra fazer questões dessas banquinhas meia tigela não... 2 alternativas totalmente erradas. Violência institucional nada tem que ver com impedir preso de ter com o advogado. Claramente mais uma banca que preza mais por confundir o candidato do que prestar um bom concurso. Banca de revista da esquina da praça. Presta não...

Letra C e D estão erradas.

Violência Institucional

Art. 15-A. Submeter a vítima de infração penal ou a testemunha de crimes

I - a situação de violência;

II - outras situações potencialmente geradoras de sofrimento ou estigmatização:

Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.

§ 1º Se o agente público permitir que terceiro intimide a vítima de crimes violentos, gerando indevida revitimização, aplica-se a pena aumentada de 2/3 (dois terços).

§ 2º Se o agente público intimidar a vítima de crimes violentos, gerando indevida revitimização, aplica-se a pena em dobro. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo