Desde 2016, a febre amarela reemergiu e avançou em sua área...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1747210 Saúde Pública
Desde 2016, a febre amarela reemergiu e avançou em sua área de ocorrência e detecção no Estado de São Paulo. No ano de 2018, foram confirmados 504 casos, em várias regiões do Estado, dos quais 176 evoluíram para o óbito, caracterizando uma letalidade de 35%. Com relação à letalidade da febre amarela, é correta a afirmação:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão apresentada, é necessário entender o conceito de letalidade, que é um dos indicadores de saúde pública importante para avaliar a gravidade de uma doença dentro de um contexto populacional.

Alternativa Correta: A

A - Representa a proporção de óbitos entre os casos de febre amarela, indicando a gravidade da doença na população.

Esta alternativa está correta porque a letalidade refere-se à proporção de mortes entre os indivíduos que contraíram uma doença específica. No caso da febre amarela, esse indicador é utilizado para mostrar quão grave é a doença entre os afetados. Assim, a letalidade é calculada dividindo-se o número de óbitos pelo número de casos confirmados, resultando numa medida que expressa a gravidade da doença.

Alternativas Incorretas:

B - Mede o risco de ocorrência de casos novos de febre amarela na população.

Esta alternativa está incorreta porque descreve o conceito de incidência, que se refere ao número de novos casos de uma doença em uma população em determinado período.

C - Representa o risco de óbito por febre amarela na comunidade e permite comparar com outros locais ou outros tempos.

Embora esta afirmação possa parecer correta, ela se confunde com o conceito de taxa de mortalidade, que é mais abrangente e comparativa entre diferentes populações ou períodos.

D - É uma estimativa do risco de morrer por febre amarela e é considerado um indicador sensível das condições de vida e saúde da comunidade.

Esta alternativa descreve características mais associadas à mortalidade geral do que à letalidade específica de uma doença. A letalidade focaliza-se apenas sobre os casos diagnosticados, não refletindo diretamente as condições gerais de vida e saúde.

E - Indica o número de casos presentes de febre amarela, incluindo os casos novos e antigos, em uma determinada comunidade, num período de tempo especificado.

Esta descrição é do conceito de prevalência, que se refere ao total de casos existentes, novos e antigos, de uma doença em uma população durante um período específico.

Entendendo bem o conceito de letalidade e seus diferenciais frente a outros indicadores de saúde, você será capaz de abordar questões similares com mais confiança.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo