Acerca do Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurí...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: E.
A) incorreta. Caberá IDPJ também no processo de conhecimento, conforme determinação expressa do art. 134 do CPC: O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial.
B) incorreta. O prazo para manifestação é de 15 dias, conforme determinação do art. 135 do CPC: Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias.
C) incorreta. Concluída a instrução, se necessário, o incidente será resolvido por decisão interlocutória, sendo que, na hipótese de ser proferida por um relator, será cabível agravo interno, conforme previsão do art. 136 do CPC: Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória. Parágrafo único. Se a decisão for proferida pelo relator, cabe agravo interno.
D) incorreta. Conforme a literalidade do art. 137 do CPC: “Acolhido o pedido de desconsideração, a alienação ou a oneração de bens, havida em fraude de execução, será ineficaz em relação ao requerente.”
E) correta. Trata-se da literalidade do Art. 792, §3ª, do CPC: Nos casos de desconsideração da personalidade jurídica, a fraude à execução verifica-se a partir da citação da parte cuja personalidade se pretende desconsiderar.
Complementando o excelente comentário da colega:
DESCONSIDERAÇÃO COMUM - Atinge os bens dos sócios para satisfazer as obrigações da sociedade.
DESCONSIDERAÇÃO INVERSA - Atinge bens da sociedade para saldar dívidas de cunho particular.
DESCONSIDERAÇÃO INDIRETA - Atinge bens da empresa controladora que estão em nome da controlada/coligada
DESCONSIDERAÇÃO EXPANSIVA - Atinge bens do sócio oculto que estão em nome de terceiro ("laranja")
DESPERSONALIZAÇÃO - Dissolução da pessoa jurídica.
Art. 792, §3ª, do CPC: Nos casos de desconsideração da personalidade jurídica, a fraude à execução verifica-se a partir da citação da parte cuja personalidade se pretende desconsiderar.
IDPJ - na DECISÃO INTERLOCUTÓRIA ou AGRAVO INTERNO
Indefere a gratuidade - AGRAVO DE INSTRUMENTO ou APELAÇÃO
Nos casos de desconsideração da personalidade jurídica, a fraude à execução verifica-se a partir da citação da parte cuja personalidade se pretende desconsiderar.
IDPJ cabe na fase de conhecimento
Abraços
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo