Analise os seguintes conceitos retirados da obra “Racismo Es...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2522246 Sociologia
Analise os seguintes conceitos retirados da obra “Racismo Estrutural” (2019), deSilvio Luiz de Almeida:
• ______________ é uma espécie de “patologia” ou anormalidade. Seria um fenômeno ético oupsicológico de caráter individual ou coletivo, atribuído a grupos isolados. • ______________ é uma decorrência do modo “normal” com que se constituem as relações políticas,econômicas, jurídicas e até familiares, não sendo uma patologia social e nem um desarranjoinstitucional. • ______________ é o repúdio ostensivo a indivíduos ou grupos, motivado pela condição racial. • ______________ é um processo em que a situação específica de grupos minoritários é ignorada ousobre a qual são impostas regras de “neutralidade racial” sem que se leve em conta a existência dediferenças sociais significativas.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas nos trechos acima.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa correta é a B. Primeiro, é importante entender os conceitos apresentados na obra "Racismo Estrutural" de Silvio Luiz de Almeida.

1. Racismo na concepção individualista é definido como uma espécie de “patologia” ou anormalidade. Trata-se de um fenômeno ético ou psicológico de caráter individual ou coletivo, atribuído a grupos isolados. Portanto, a primeira lacuna se refere a essa concepção.

2. Racismo na concepção estrutural é uma decorrência do modo “normal” com que se constituem as relações políticas, econômicas, jurídicas e até familiares. Ele não é visto como uma patologia social nem como um desarranjo institucional. A segunda lacuna, então, se refere a esse conceito.

3. Discriminação direta é o repúdio ostensivo a indivíduos ou grupos, motivado pela condição racial. Esse é o conceito que preenche a terceira lacuna.

4. Discriminação indireta ocorre quando a situação específica de grupos minoritários é ignorada, ou quando são impostas regras de “neutralidade racial” sem levar em conta diferenças sociais significativas. Portanto, este conceito preenche a quarta lacuna.

Com isso, a alternativa B está correta:

Racismo na concepção individualista – Racismo na concepção estrutural – Discriminação direta – Discriminação indireta

Vamos agora analisar por que as demais alternativas estão incorretas:

A: Troca a ordem dos conceitos de racismo individualista e estrutural, e coloca a discriminação direta antes da indireta, o que não faz sentido dentro do contexto dos trechos fornecidos.

C: Troca a ordem das discriminações direta e indireta, o que não corresponde às definições fornecidas.

D: Mistura os conceitos de discriminação e racismo, além de inverter a ordem das lacunas.

E: Coloca a discriminação direta antes da indireta, e inverte as definições de racismo, o que não é consistente com a obra de Silvio Luiz de Almeida.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: B

Na obra “Racismo Estrutual”, Silvio aponta que “Nos debates sobre a questão racial podemos encontrar as mais variadas definições de racismo. A fim de apresentar os contornos fundamentais do debate de modo didático, classificamos em três as concepções de racismo: individualista, institucional e estrutural. A classificação aqui apresentada parte dos seguintes critérios: a) relação entre racismo e subjetividade; b) relação entre racismo e Estado; c) relação entre racismo e economia.

Assim, à vista dos estudos realizados pelo citado autor, a ordem correta das definições apresentadas no enunciado se encontra na letra B, conforme conceitos abaixo trazidos:

Racismo na concepção individualista: O racismo, segundo esta concepção, é concebido como uma espécie de “patologia” ou anormalidade. Seria um fenômeno ético ou psicológico de caráter individual ou coletivo, atribuído a grupos isolados;” (p. 25).

O racismo é uma decorrência da própria estrutura social, ou seja, do modo “normal” com que se constituem as relações políticas, econômicas, jurídicas e até familiares, não sendo uma patologia social e nem um desarranjo institucional. O racismo é estrutural” (p. 33).

A discriminação direta é o repúdio ostensivo a indivíduos ou grupos, motivado pela condição racial, exemplo do que ocorre em países que proíbem a entrada de negros, judeus, muçulmanos, pessoas de origem árabe ou persa, ou ainda lojas que se recusem a atender clientes de determinada raça” (p. 23).

“Já a discriminação indireta é um processo em que a situação específica de grupos minoritários é ignorada – discriminação de fato –, ou sobre a qual são impostas regras de “neutralidade racial” – colorblindness21 – sem que se leve em conta a existência de diferenças sociais significativas – discriminação pelo direito ou discriminação por impacto adverso” (p. 23).

FONTE: Silvio Almeida. Racismo Estrutural. Disponível em: https://blogs.uninassau.edu.br/sites/blogs .uninassau.edu.br/files/anexo/racismo_estrutural_feminismos_-_silvio_luiz_de_almeida.pdf. Acesso em 01/07/2024. 

Indireta ignoram-se circunstâncias que podem acarretar em discriminação

Abraços

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo