“A cultura é um campo de produção de significados no qual o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2003759 Pedagogia
“A cultura é um campo de produção de significados no qual os diferentes grupos sociais, situados em posições diferenciais de poder, lutam pela imposição de seus significados à sociedade mais ampla. A cultura é, nessa concepção, um campo contestado de significação. […] A cultura é um campo onde se define não apenas a forma que o mundo deve ter, mas também a forma como as pessoas e os grupos devem ser.”
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade. Belo Horizonte: Autentica, 2010.
No parágrafo acima um estudioso do currículo analisa, pela lente dos Estudos Culturais, questões que interferem amplamente na construção dos currículos das instituições de ensino.
Que perspectiva teórica do currículo está explicitada no excerto acima?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Teorias Pós-críticas

Vamos entender melhor o tema abordado na questão e por que a alternativa correta é a Teorias Pós-críticas.

O trecho mencionado no enunciado aborda a ideia de que a cultura é um campo onde se produzem significados, e que esses significados são disputados por diferentes grupos sociais com distintos níveis de poder. Além disso, o texto ressalta que a cultura influencia não apenas a visão de mundo, mas também a forma como pessoas e grupos devem ser percebidos e tratados na sociedade.

Essa visão está alinhada com as Teorias Pós-críticas do currículo, que surgiram como uma evolução das teorias críticas. As teorias pós-críticas enfatizam a natureza plural, dinâmica e contestada dos currículos, considerando a influência das relações de poder e das diversas identidades culturais na construção curricular.

Vamos agora justificar as alternativas corretas e incorretas:

A - Teorias Críticas: As teorias críticas, de fato, também abordam questões de poder e ideologia, procurando desmascarar as relações de dominação presentes na sociedade e na escola. No entanto, elas são mais centradas na crítica ao capitalismo e às estruturas socioeconômicas. O trecho da questão vai além dessa perspectiva, incluindo a ideia de significação cultural e as disputas por sentido, que são mais características das teorias pós-críticas.

B - Teorias Pós-críticas: Correta. As teorias pós-críticas exploram a pluralidade cultural e a construção de significados, destacando como diferentes grupos sociais lutam pela imposição de seus valores e visões de mundo no currículo. Elas consideram o currículo como um campo de significação contestado, o que está alinhado com o conteúdo do excerto apresentado.

C - Teorias Identitárias: Embora as teorias identitárias analisem aspectos relacionados a identidades culturais, gênero, etnia e outros, elas não são uma categoria teórica do currículo tão amplamente reconhecida ou estruturada quanto as teorias críticas e pós-críticas. Esse termo é mais utilizado dentro do próprio escopo das teorias pós-críticas.

D - Teorias Tradicionais: As teorias tradicionais do currículo, como a teoria do currículo tecnicista ou o currículo baseado em competências, focam em conteúdos e habilidades consideradas essenciais para todos os alunos, geralmente desconsiderando as disputas culturais e a diversidade de significados que os diferentes grupos sociais podem atribuir ao conhecimento. Elas não abrangem a dinâmica cultural descrita no texto.

E - Teorias Reprodutivistas: As teorias reprodutivistas, como as de Bourdieu e Passeron, focam em como a escola reproduz a estrutura social vigente, reforçando desigualdades sociais. Embora tratem de questões de poder e dominação, não abordam a disputa por significados culturais de forma tão explícita quanto as teorias pós-críticas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo