A HEMOBRAS não deve ser responsabilizada pelo ato ilícito de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q149328 Direito Administrativo
Suponha que um motorista da HEMOBRAS, conduzindo
veículo da empresa em notório estado de embriaguez, envolva-se
em acidente automobilístico na cidade de Goiânia, ocasionando
lesão corporal grave em menor incapaz (com idade de seis anos)
ali domiciliado e órfão de pai e mãe.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens
a seguir.

A HEMOBRAS não deve ser responsabilizada pelo ato ilícito de seu empregado, já que compete exclusivamente a ele a reparação dos danos causados em conduta delitual exorbitante à sua função.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário: A afirmação de que a HEMOBRAS não deve ser responsabilizada pelo ato ilícito de seu empregado é incorreta. A empresa, por ser uma estatal vinculada ao Ministério da Saúde, possui responsabilidade civil objetiva, conforme estabelecido no artigo 37, parágrafo 6º, da Constituição Federal. Isso significa que a HEMOBRAS é responsável pelos danos causados por seus empregados no exercício de suas funções ou em razão delas, independentemente da conduta pessoal do empregado, como a embriaguez, por exemplo.

Embora a empresa seja responsável pelos danos, isso não exclui a possibilidade de uma ação de regresso contra o motorista. Ou seja, após indenizar a vítima, a HEMOBRAS pode buscar reaver do motorista os valores despendidos, especialmente se ficar comprovado que ele agiu com dolo ou culpa grave, como é o caso da condução em estado de embriaguez.

Gabarito: E - Errado

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO

Por ser a Hemobrás uma empresa estatal vinculada ao Ministério da Saúde, sua responsabilidade civil é OBJETIVA, nos termos do art. 37, § 6º da Constituição Federal. Dessa forma, para fins de responsabilização do ente estatal, pouco importa se o motorista estava embriagado. Todavia, o fato de o motorista conduzir o veículo em estado de embriaguez, pode fundamentar uma provável ação de regresso da Hemobrás contra ele posteriormente.

O Estado terá a responsabilidade objetiva em face da  vítima, e o agente causador do acidente nos casos de haver dolo ou culpa, respondera subjetivamente perante o Estado em uma ação regressiva.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo