Considerando que as teorizações acerca do currículo são mais...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E - emancipação e libertação.
As teorias críticas do currículo têm como foco a transformação da sociedade através da educação, destacando a importância de conceitos como emancipação e libertação. Estas teorias buscam questionar e desafiar as estruturas sociais, políticas e econômicas existentes, promovendo uma educação que leve à conscientização e à ação transformadora.
Emancipação refere-se ao processo pelo qual indivíduos e grupos se libertam de condições opressivas, adquirindo autonomia e consciência crítica. Já Libertação está relacionada à libertação de preconceitos e práticas opressivas, resultando em uma sociedade mais justa e igualitária.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - gênero e raça: Embora esses sejam conceitos relevantes e que podem ser abordados por teorias críticas, eles não são centrais para a estruturação das teorias críticas do currículo da mesma forma que emancipação e libertação. Gênero e raça normalmente se encaixam mais nas discussões das teorias pós-críticas e estudos culturais.
B - etnia e sexualidade: Similar à alternativa A, esses conceitos são importantes para a compreensão das dinâmicas sociais e são frequentemente abordados em teorias crítico-sociais e pós-críticas, mas não são os conceitos chave das teorias críticas do currículo.
C - eficiência e avaliação: Estes são conceitos mais associados a teorias técnicas e tradicionais, que focam na otimização dos processos educacionais e medição de desempenho. Não são conceitos centrais nas teorias críticas, que têm uma abordagem mais voltada à transformação social.
D - identidade e alteridade: Embora sejam conceitos importantes e discutidos em várias abordagens teóricas, incluindo as críticas, eles não são os mais representativos das teorias críticas do currículo. Identidade e alteridade são mais frequentemente discutidos nas teorias pós-estruturalistas e pós-críticas.
Em resumo, a escolha da alternativa E é a mais adequada, pois emancipação e libertação são fundamentais para a compreensão e prática das teorias críticas do currículo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo