Considere o fragmento de texto abaixo. Em algum momento ent...
Em algum momento entre 1740 e 1780, os eletricistas tornaram-se capazes de, pela primeira vez, dar por estabelecidos os fundamentos de seu campo de estudo. Daí para a frente orientaram-se para problemas mais recônditos e concretos e passaram cada vez mais a relatar os resultados de seus trabalhos em artigos endereçados a outros eletricistas, ao invés de em livros endereçados ao mundo instruído em geral.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva S.A, 1997, p.42.
O trecho foi extraído da obra de Thomas Kuhn e destaca, no contexto das ciências puras e aplicadas, um dos fundamentos mais importantes no campo da metodologia científica moderna.
O conceito metodológico-científico a que se refere o texto é o de
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta Correta: B - paradigma
O trecho citado na questão é da obra "A Estrutura das Revoluções Científicas" de Thomas Kuhn, um importante filósofo da ciência do século XX. A questão aborda o conceito de paradigma, que é fundamental para a compreensão da estrutura e desenvolvimento da ciência moderna segundo Kuhn. Vamos desdobrar esse conceito para entender por que é a resposta correta.
Kuhn introduziu a ideia de que a ciência progride por meio de uma série de revoluções, denominadas "mudanças de paradigma". Um paradigma é um conjunto de práticas que define uma disciplina científica durante um determinado período de tempo. Este inclui leis, teorias, aplicações e instrumentações que são universalmente reconhecidas pelos membros da comunidade científica em questão. Quando um paradigma é estabelecido, a ciência entra em um período de "ciência normal", durante o qual a comunidade científica resolve enigmas dentro do contexto do paradigma vigente.
O fragmento de texto mencionado na questão exemplifica essa transição para a ciência normal na eletricidade, onde os cientistas da época passaram a se comunicar mais entre si, em uma linguagem técnica e especializada, resolvendo problemas específicos dentro do campo. Isso reflete a solidificação de um paradigma, no qual as bases já foram estabelecidas e os cientistas trabalham dentro de um quadro teórico aceito.
Esse conceito é contraposto à anormalidade, que se refere a períodos em que o paradigma vigente não consegue resolver os problemas ou enigmas, o que pode levar a uma crise e eventualmente a uma revolução científica, com a adoção de um novo paradigma. Já similaridade não se relaciona diretamente ao contexto metodológico-científico descrito. A anisotropia refere-se a propriedades físicas que variam em diferentes direções e não tem relação direta com o conceito metodológico em questão. Por fim, pragmatismo é uma abordagem filosófica que avalia teorias e crenças em termos das aplicações práticas e não é específica da metodologia científica do texto.
Portanto, a alternativa correta é a B - paradigma, pois reflete adequadamente o conceito metodológico-científico a que o texto de Thomas Kuhn se refere, destacando um componente essencial da metodologia cient��fica moderna.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
paradigma
Um paradigma científico é uma estrutura que contém todas as visões comumente aceitas sobre um assunto = dar por estabelecidos os fundamentos de seu campo de estudo
Gabarite B
Paradigma (do grego Parádeigma) pode ser compreendido como pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento. Um paradigma é um conjunto de princípios cognitivos inconscientes e pressupostos que nos permitem interpretar o mundo.
Similaridade tem a ver com a Reprodutibilidade, um dos princípios básicos do Método Científico. Em essência, a execução da pesquisa deveria ser possível de ser reproduzida em outras ocasiões e/ou por outros pesquisadores de forma que os resultados obtidos sejam semelhantes. O “grau” de reprodutibilidade de uma pesquisa é relativo à área do estudo. A similaridade almejada com replicação de experimentos em Ciências Exatas é diferente quando se trata de experimentos em Ciências Humanas ou Biológicas. No entanto, a Ciência Aberta é fundamental para que esse preceito básico do Método Científico seja atingido.
Anisotropia é um fenómeno em virtude do qual certas propriedades físicas de um mesmo corpo dependem da direção em que são medidas.
O pragmatismo é entendido como uma doutrina em que as ideias são instrumentos da ação; isto é, só têm utilidade quando produzem efeitos práticos. Sua força está, particularmente, na aplicação prática; ou seja, na ideia que se consolida em ação. Assim, a verdade para o pragmático é só aquilo que se concretiza como ação.
Na sociologia, um paradigma é uma estrutura mental que serve para organizar o pensamento sobre a realidade e os seus eventos. É composta por teorias, experiências, métodos e instrumentos. Os paradigmas podem ser usados como uma referência inicial para estudos e pesquisas, ou como um modelo a ser seguido.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo