Determinado município pretende criar regras sobre trânsito, ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa E
Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:
XI - trânsito e transporte;
PORÉM, A questão trata de assuntos de interesse local.
Art. 30. Compete aos Municípios:
I - legislar sobre assuntos de interesse local;
A letra B está errada porque, embora seja verdade que a União tenha competência privativa para legislar sobre trânsito e transportes (art. 22, XI da CF), a afirmação de que o município só pode suplementar não se encontra adequada.
Veja que a alternativa sugere que o município não pode criar regras próprias sobre o trânsito, exceto para suplementar a legislação federal, o que é limitado e não está de acordo com a interpretação correta da CF/88.
O município pode legislar sobre assuntos de interesse local, como trânsito, de modo
direto, não apenas como suplemento à legislação federal. O que a CF exige é que a legislação municipal sobre trânsito respeite as normas gerais estabelecidas pela União. Ou seja, o município tem liberdade para criar regras que atendam às suas necessidades locais, mas dentro dos limites e diretrizes gerais da legislação federal.
A letra E é a que se vislumbra mais adequada porque afirma que o município tem competência para tratar de assuntos locais, como o trânsito, respeitando as normas gerais da União.
Implantação de rodízio de automóveis e estacionamento de veículos nas vias públicas é considerado assunto de interesse local e, portanto, está no âmbito de matérias passíveis de legislação pelo Município.
letra e
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo