“Manuais contemporâneos de psicologia social diferem conside...
“Manuais contemporâneos de psicologia social diferem consideravelmente no que diz respeito à ênfase dada ao histórico da psicologia social. Alguns, talvez levando por demais a sério a espirituosa crítica de que “a história é uma coisa que nunca aconteceu, escrita por alguém que não estava lá”, simplesmente ignoram o assunto. Outros consideram a matéria, salientando a evolução da psicologia social desde suas raízes filosóficas acerca da natureza social do homem e da formação da sociedade.”
(Rodrigues, Aroldo, 1999 p. 49-50.)
Considerando as raízes epistemológicas da psicologia social, analise os grandes marcos históricos da psicologia social científica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em 1939, Lewin, Lippit e White publicaram os resultados de seus estudos relativos à conduta de grupos funcionando em diferentes atmosferas no que concerne ao tipo de liderança exercida.
( ) O primeiro manual de psicologia social, contendo experimentos relativos a fenômenos psicossociais e possuindo uma orientação nitidamente psicológica, foi publicado por Floyd H. Allport, no ano de 1924.
( ) O primeiro experimento relativo a fenômenos psicossociais, comparando o desempenho de meninos no exercício de uma atividade nas condições de isolamento ou juntamente com outros foi conduzido por Tripplett, em 1998.
( ) A influência de Lewin em psicologia social é de tal ordem que Leon Festinger, comentando um livro recente sobre a obra de Kurt Lewin, declarou que 95 % da psicologia social contemporânea revela a influência Lewiniana.
A sequência está correta em