Suponha que Paulo tenha celebrado com Caio contrato de prome...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q83741
Direito Civil
Texto associado
Com relação à posse e aos direitos do promitente comprador,
julgue o item subsecutivo.
julgue o item subsecutivo.
Suponha que Paulo tenha celebrado com Caio contrato de promessa de compra e venda de imóvel, sem cláusula de arrependimento. Nessa situação, Paulo, promitente comprador, poderá exigir dos terceiros a quem os direitos de Caio foram cedidos outorga da escritura definitiva de compra e venda.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Item correto: Art. 1.418 CC: O promitente comprador, titular de direito real, pode exigir do promitente vendedor, ou de terceiros, a quem os direitos deste forem cedidos, a outorga da escritura definitiva de compra e venda, conforme o disposto no instrumento preliminar; e, se houver recusa, requerer ao juiz a adjudicação do imóvel.
O contrato de promessa de compra e venda de imóvel não é um direito real, e sim obrigacional, sendo que quando existente alguns requesitos o promitente comprador adquire direito real sobre a aquisição do imóvel, ou seja quem adquire o direito real é promitente comprador e não o contrato de promessa. Os requesitos são inexistência de cláusula de arrependimento e o registro no Cartorio de Registro de Imoveis. Se observamos não foi dito no enunciado que se havia ou não registro no Cartorio, condição sine qua nom para produzir efeitos erga omnes.
GABARITO OFICIAL: ANULADA
De acordo com a banca CESPE: "Não há, no item, informações suficientes para o seu julgamento, razão pela qual se opta pela sua anulação."
De acordo com a banca CESPE: "Não há, no item, informações suficientes para o seu julgamento, razão pela qual se opta pela sua anulação."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo