A respeito de improbidade administrativa, julgue o item a se...
A respeito de improbidade administrativa, julgue o item a seguir, de acordo com a Lei n.º 8.429/1992 e com o entendimento do STJ.
Particulares, pessoas físicas ou pessoas jurídicas que induzam ou concorram culposa ou dolosamente para a prática de ato de improbidade estarão sujeitos à aplicação da Lei n.º 8.429/1992.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (18)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão aborda o tema da improbidade administrativa, conforme a Lei n.º 8.429/1992, conhecida como a Lei de Improbidade Administrativa (LIA). O foco está em entender a responsabilidade de particulares que se envolvem em atos de improbidade.
A Lei n.º 8.429/1992, em seu artigo 3º, estabelece que as sanções por atos de improbidade administrativa podem se aplicar a qualquer pessoa que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato. No entanto, é importante destacar que, com a atualização pela Lei n.º 14.230/2021, a responsabilidade de terceiros passou a exigir dolo, ou seja, intenção de cometer o ato ilícito, não mais admitindo a forma culposa.
Exemplo prático: Imagine uma empresa que, sabendo que um gestor público está desviando verbas, decide colaborar fornecendo notas fiscais falsas para justificar o desvio. Antes da Lei n.º 14.230/2021, a empresa poderia ser responsabilizada mesmo que não tivesse intenção direta de cometer ilícito (culpa). Agora, é necessário que a empresa tenha agido com dolo.
No contexto da questão, a frase "induzam ou concorram culposa ou dolosamente para a prática de ato de improbidade" está incorreta, pois a legislação atual não admite mais a forma culposa para responsabilizar terceiros.
Portanto, a alternativa correta é:
E - errado
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado.
De acordo com a Lei nº 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), especialmente após as alterações promovidas pela Lei nº 14.230/2021, a responsabilização por improbidade administrativa exige, obrigatoriamente, a prática dolosa. A conduta culposa não é mais suficiente para enquadrar alguém como sujeito ativo de improbidade.
@matheus.davidl
apenas de forma dolosa.
L. 8.429/92
Art. 3º As disposições desta Lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra dolosamente para a prática do ato de improbidade.
Forma DOLOSAAAA !
Adendo: é requerido dolo ESPECÍFICO, sendo este a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado nos arts 9º, 10 e 11 da Lei n. 8.429/92, não bastando a voluntariedade do agente, vide art. 1º, §2º.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo