Em relação à prisão preventiva e aos efeitos da sentença abs...
Em relação à prisão preventiva e aos efeitos da sentença absolutória, julgue o item que se segue.
De acordo com as recentes decisões dos tribunais superiores, o juiz, ao receber o auto de prisão em flagrante para o controle de legalidade, pode converter a prisão em flagrante em prisão preventiva, se preenchidos os requisitos estabelecidos no Código de Processo Penal, independentemente de requerimento do Ministério Público ou de representação da autoridade policial.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Atenção!!!
Nova Súmula do STJ.
Súmula 676 do STJ
“Em razão da Lei n. 13.964/2019 (Pacote Anticrime), não é mais possível ao juiz, de ofício, decretar ou converter prisão em flagrante em prisão preventiva”
O STJ reafirmou entendimento de que o juiz não pode, por iniciativa própria, decretar prisão preventiva, ou dos tipos de prisão possível antes de haver condenação definitiva. Isso inclui a conversão, de ofício, da prisão em flagrante em preventiva durante a audiência de custódia.
Juiz não pode decretar a prisão preventiva ou temporária de oficio !
O juiz não pode converter a prisão em flagrante em prisão preventiva de ofício, independentemente de requerimento do Ministério Público ou de representação da autoridade policial:
- A Lei 13.964/2019, conhecida como Pacote Anticrime, vedou a conversão de ofício da prisão em flagrante em prisão preventiva.
- O artigo 311 do Código de Processo Penal (CPP) foi alterado pela Lei 13.964/2019, retirando o termo “de ofício” ao tratar da decretação da prisão preventiva pelo juiz.
- A conversão da prisão preventiva só pode ser feita mediante requerimento do Ministério Público, do querelante ou de seu assistente, ou representação da autoridade policial.
A prisão em flagrante é aquela que ocorre quando o autor do delito é flagrado o praticando ou logo após ele o ter praticado. A prisão preventiva tem o objetivo de evitar que o acusado cometa novos crimes, prejudique a obtenção de provas ou fuja.
SERTÃO!!!
Juiz NÃO pode de ofício:
- decretar a prisão preventiva
- decretar a prisão temporária
- decretar a captação ambiental
- decretar medidas protetivas de urgência
Juiz pode de ofício:
- revogar a prisão preventiva
- quando revogada, decretar novamente a prisão preventiva (criticada pela doutrina)
- decretar a interceptação telefônica (criticada pela doutrina)
Em teoria, o juiz não poderia converter prisão em flagrante em preventiva sem o requerimento do mp, mas poderia decreta-la caso a manifestacao do mp fosse pela concessao de liverdade provisória? Em virtude do juiz não estar vinculado a manifestacao do mp.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo