A família passa a ocupar lugar de destaque na política de A...
A família passa a ocupar lugar de destaque na política de Assistência Social, como eixo estruturante da matricialidade sociofamiliar a partir da PNAS/2004 e SUAS, ganhando centralidade o trabalho social com famílias. Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso, respectivamente, o que se afirma nos itens abaixo sobre trabalho social com família.
(__) O trabalho social com famílias deve voltar-se para aquelas que descumprem as condicionalidades impostas pelas políticas públicas. Os profissionais devem ser executores de critérios e penalidades mediante códigos de controles, regras e mecanismos que possibilitem a essas famílias superar a pobreza e inserirem-se no mercado de trabalho, de preferência formal.
(__) O trabalho social com família deve considerar a família como instituição social e histórica, que é perpassada de contradições e reflete as transformações sociais, econômicas e culturais do seu tempo, sendo por elas impactada. Como unidade de reprodução social, a família inclui a reprodução biológica, a produção de valores de uso e consumo, inserida em determinado ponto da estrutura social, definida a partir da inserção de seus provedores na produção.
(__) Para Mioto (2010), familismo representa uma perspectiva de maior responsabilização da família pelo bem-estar de seus membros, incentivado pelas políticas públicas, seja pelo seu subdesenvolvimento em serviços de apoio à família, por benefícios poucos generosos ou pelo princípio da subsidiaridade do Estado, recaindo sobre a família a responsabilidade pelos serviços de proteção social.
(__) Conforme a perspectiva apontada por Gueiros (2002), em decorrência das políticas neoliberais adotadas no Brasil, o trabalho, como principal fator de integração e de acesso à cidadania, deixa de fazer parte da vida de muitos indivíduos, fato esse somado à escassez de políticas públicas voltadas para setores vulnerabilizados da sociedade. Nesse sentido, o trabalho social deve levar em conta que ganha importância a solidariedade familiar.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: