Com relação a aspectos de liderança e motivação nas organiza...
Segundo a teoria da expectativa, se uma pessoa acredita ser capaz de concluir uma tarefa com êxito, isso a torna mais motivada para o trabalho
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (28)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado. A Teoria da Expectativa busca explicar como as recompensas levam a determinados comportamentos, focalizando os estados cognitivos interiores que provocam a motivação. Segundo essa teoria, as pessoas serão motivadas a ter um bom desempenho se acreditarem que seus esforços resultam em uma recompensa.
Só para deixar claro que a afirmativa não está totalmente errada. A afirmativa cita a expectação que está dentro da teoria da expectativa, porém para que a motivação seja efetiva, são necessários mais dois aspectos: instrumentalidade e valência.
Bueno detalha melhor a Teoria da expectativa especificando as três forças que influenciam o desempenho do indivíduo:
a) Expectação. É a relação entre esforço e desempenho. Refere-se à percepção que o indivíduo tem de si mesmo sobre sua capacidade de atingir um desempenho desejado;
b) Instrumentalidade. É a relação entre desempenho e recompensa. Pode significar para alguns, dentre outras opções, autonomia, possibilidade de iniciativa e incentivo à criatividade, variando de pessoa para pessoa.
c) Valência. É a relação entre recompensa e metas pessoais. O grau de satisfação que a pessoa obtém ao conquistar a recompensa almejada.
BUENO, M. As teorias de Motivação Humana e sua contribuição para a empresa humanizada: um tributo a Abraham Maslow. Revista do Centro de Ensino Superior de Catalão (CESUC), ano 4, n. 6, 1º semestre, 2002.
Segundo a teoria da expectativa, se uma pessoa acredita ser capaz de concluir uma tarefa com êxito, isso a torna mais motivada para o trabalho. ERRADO
Vroom define a motivação em três fatores simultâneos (valência, expectativa e instrumentalidade) e a questão define apenas expectativa, o que não é suficiente para caracterizar a motivação.
Vejamos:
Para que uma pessoa esteja "motivada" a fazer alguma coisa, é preciso que ela, simultaneamente:
• Atribua valor ao resultado advindo de fazê-la;
• Acredite que, fazendo-a, ela receberá a compensação esperada;
• Acredite na probabilidade de que tem condições de fazê-la.
Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas e Cassiano Ramalho - Editora Alumnus
Esta seria a Teoria da autoeficácia de Bandura. Acreditar no que se faz gera motivação.
Fonte: Andreia Ribas
Auto-eficácia e Motivação
De acordo com a teoria de Bandura (1986; 1989; 1993), os julgamentos de auto-eficácia de uma pessoa determinam seu nível de motivação da seguinte forma: é em função desses julgamentos que essa pessoa tem um incentivo para agir e imprime uma determinada direção a suas ações pelo fato de antecipar mentalmente o que pode realizar para obter resultados.
Portanto, as crenças de auto-eficácia influenciam nas escolhas de cursos de ação, no estabelecimento de metas, na quantidade de esforço e na perseverança em busca dos objetivos. Esses efeitos foram descobertos nas pesquisas originais de Bandura e de seus colaboradores, com indivíduos sob tratamento clínico-psicológico de certas fobias e dependências (ver Pajares,1997).
FONTE: As Crenças de Auto-Eficácia e o seu Papel na Motivação do Aluno José Aloyseo Bzuneck
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo