Apesar de a legislação ambiental no Brasil estar sendo ampli...
Apesar de a legislação ambiental no Brasil estar sendo ampliada, ainda são necessárias iniciativas, por parte do poder público, para se garantir a preservação de determinados recursos naturais, conter a devastação ambiental e preservar os direitos da sociedade. Um exemplo dessas iniciativas é a política de recursos hídricos, que passou a ser estruturada com base em comitês de bacias, que buscam amenizar os conflitos pelo uso e controle dos recursos. Considerando essas informações, julgue o item a seguir.
O gerenciamento de resíduos sólidos tornou-se, nas últimas
décadas, um tema de preocupação para os administradores
públicos do Brasil, pois, com o aumento da população e o
crescente consumo de materiais não recicláveis, agravou-se o
problema de esgotamento dos aterros sanitários e da poluição
gerada pela disposição indevida do lixo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão trata da gestão de resíduos sólidos no Brasil, uma preocupação crescente devido ao aumento populacional e consequente consumo de materiais não recicláveis. A questão envolve conhecimentos sobre políticas públicas ambientais e a legislação relacionada à gestão de resíduos sólidos, em especial, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.
A alternativa correta é: C - certo.
Justificativa:
A alternativa correta destaca que o gerenciamento de resíduos sólidos tem se tornado uma questão relevante para os administradores públicos. Isso está correto, pois o aumento da população e do consumo de materiais não recicláveis realmente agrava o problema dos aterros sanitários, levando a um esgotamento mais rápido e à poluição decorrente da disposição inadequada do lixo. A PNRS estabelece diretrizes para a gestão integrada e o gerenciamento de resíduos sólidos, promovendo a redução, reutilização e reciclagem dos materiais. Este contexto está alinhado com o que foi apresentado na questão, justificando a correção da alternativa.
Por que as demais alternativas estão incorretas?
Como a questão solicitava o julgamento do item como certo ou errado, e foi identificada apenas uma alternativa correta (C - certo), não há outras alternativas a serem analisadas. A opção "E - errado" seria incorreta porque contradiz o contexto real da gestão de resíduos sólidos no Brasil, que é, de fato, uma preocupação crescente e relevante.
O gerenciamento de resíduos sólidos é um tema que exige atenção contínua dos gestores públicos, dada a sua complexidade e impacto ambiental. As cidades que não adotam práticas adequadas enfrentam problemas significativos, como contaminação do solo e recursos hídricos, afetando a saúde pública e o meio ambiente. Isso reforça a importância de um gerenciamento eficiente e sustentável desses resíduos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).
Fonte: site do MMA.Alternativa (certo)
Questão adaptada, este trabalho foi o único que citou a fonte do trecho mencionado:
"O gerenciamento de resíduos sólidos se tornou, nas últimas décadas, um tema
preocupante para os administradores públicos de todo o mundo. Com o aumento da população
e com o crescente consumo de materiais não reciclados, o problema de esgotamento dos
aterros sanitários e da poluição gerada pela disposição indevida do lixo cresceu" (May et al., 2003).
Fonte: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16185/16185_2.PDF
Sei que não é motivo para errar a questão, mas...
A lei 12.305/2010 faz questão de abolir a palavra lixo, diferenciando e conceituando resíduo sólido e rejeito, além de durante todo seu texto retornar os conceitos, aí vem o CESPE e taca um LIXO logo no final da questão.
ô, CESPE...
'não reciclados' é diferente de 'não recicláveis' :(
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo