O fisioterapeuta é um profissional de saúde, com formação a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: AL-GO Prova: IADES - 2019 - AL-GO - Fisioterapeuta |
Q964961 Fisioterapia
O fisioterapeuta é um profissional de saúde, com formação acadêmica superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (diagnóstico fisioterapêutico), prescrição das condutas fisioterapêuticas, a respectiva ordenação e indução no paciente, bem como o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e das condições para alta do serviço. Em relação às responsabilidades fundamentais e atribuições do fisioterapeuta, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre as responsabilidades fundamentais e atribuições do fisioterapeuta, conforme solicitado em concursos públicos. É crucial entender o escopo de atuação deste profissional para resolver a questão corretamente.

Alternativa Correta: E - Desenvolver/projetar protótipos de produtos de interesse do Fisioterapeuta e (ou) da Fisioterapia pode ser uma das referidas atribuições.

A alternativa E é a correta, pois, além das responsabilidades clínicas e assistenciais, os fisioterapeutas podem sim se envolver na criação e desenvolvimento de tecnologias e produtos que auxiliem na prática profissional e melhorem a qualidade do atendimento ao paciente. Esta atribuição está de acordo com a constante evolução da profissão e a busca por inovações que otimizem os tratamentos fisioterapêuticos.

Justificativas das Alternativas Incorretas:

A - Elaborar o diagnóstico clínico e prescrever, planejar, ordenar, analisar, supervisionar e avaliar os projetos fisioterapêuticos quanto à respectiva eficácia, à resolutividade e às condições de alta do cliente submetido a essas práticas de saúde.

Essa opção está incorreta porque a elaboração do diagnóstico clínico é de responsabilidade médica. O fisioterapeuta, por sua vez, realiza o diagnóstico fisioterapêutico, que é específico para distúrbios cinéticos funcionais.

B - Integrar a equipe multiprofissional de saúde desde que na qualidade de chefe de equipe, porém com participação plena na atenção prestada ao cliente.

Embora o fisioterapeuta possa integrar equipes multiprofissionais, ele não é, obrigatoriamente, o chefe da equipe. A possibilidade de ser chefe depende de várias circunstâncias, como a estrutura organizacional do local de trabalho e a experiência do profissional.

C - Todos os fisioterapeutas em atividade são obrigados a desenvolver estudos e pesquisas relacionados à respectiva área de atuação.

Esta alternativa está incorreta porque, embora seja desejável e benéfico que fisioterapeutas se envolvam com pesquisas, isso não é uma obrigação para todos os profissionais da área. A pesquisa é uma atribuição específica de determinados setores e interesses acadêmicos e científicos.

D - Para o exercício da atividade profissional de Fisioterapeuta no País, é exigível, além da formação em curso universitário superior, o registro do título do profissional no Conselho Profissional da categoria e a especialização em nível lato sensu.

Essa alternativa está incorreta porque a especialização em nível lato sensu não é obrigatória para o exercício da profissão. O que é imprescindível é a formação superior em Fisioterapia e o registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Erro da A: diagnóstico clínico em vez de cinético-funcional

A opção C não é correta porque?

Artigo 3º – Para o exercício profissional da Fisioterapia é obrigatória a inscrição no Conselho Regional da circunscrição em que atuar na forma da legislação em vigor, mantendo obrigatoriamente seus dados cadastrais atualizados junto ao sistema COFFITO/CREFITOS.

Questões

A (errada): Profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais, a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.

B (errada): O fisioterapeuta pode integrar equipe multiprofissional e interdisciplinares NÃO necessariamente na função de chefe. Devendo colaborar com os seus conhecimentos na assistência ao ser humano, devendo envidar todos os esforços para o desenvolvimento de um trabalho harmônico na equipe.

C (errada): Não é obrigatório desenvolver estudos e pesquisas relacionados à respectiva área de atuação.

D (errada): Para o exercício da atividade profissional de Fisioterapeuta é necessário o certificado de conclusão de nível superior em Fisioterapia e o registro  no Conselho Regional da circunscrição em que atuar na forma da legislação em vigor, mantendo obrigatoriamente seus dados cadastrais atualizados junto ao sistema COFFITO/CREFITOS.

E (certo): Desenvolver/projetar protótipos de produtos de interesse do Fisioterapeuta e (ou) da Fisioterapia pode ser uma das referidas atribuições.

Correta: alternativa (E)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo