O conjunto de requisitos para os Sistemas Informatizados de ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O candidato deve se atentar para o termo “conjunto de requisitos" presente no enunciado. Um conjunto de requisitos de aplicação de um sistema é um documento que apresenta uma série de características obrigatórias, facultativas e não obrigatórias para a implantação de um determinado sistema. Um exemplo nacional é o e-ARQ Brasil que determina os requisitos necessários para implantação de Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos. O próprio e-ARQ Brasil é uma adaptação do MoReq - Model Requirements for the Management of Electronic Records, criado pelo DLM Forum da União Europeia.
Logo, é importante que o candidato saiba diferenciar “conjuntos de requisitos" de softwares e sistemas. Vejamos as opções:
A) INCORRETO. LexComp é um software usado na compilação automática de quadros comparativos de documentos legislativos. Não se trata de um conjunto de requisitos.
B) INCORRETO. LexEdit é um editor de emendas legislativas e não se trata de um conjunto de requisitos.
C) INCORRETO. MADOC é um software usado na montagem automática de documentos legislativos.
D) CORRETO. MoReq-Jus é uma adaptação para a área jurídica do MoReq e tem como função definir o conjunto de requisitos necessários para a implantação de um Sistema Informatizado de Gestão de Processos e Documentos do Poder Judiciário;
E) INCORRETO. Parser/Linker/Renderer é um software usado na estruturação de documentos e na identificação automática de remissões textuais.
Gabarito do Professor: Resposta D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: D
MoReq-Jus
O Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Poder Judiciário (Moreq-Jus) apresenta os requisitos que os documentos digitais produzidos pelo Judiciário e os sistemas informatizados de gestão documental deverão cumprir, no intuito de garantir a segurança e a preservação das informações, assim como a comunicação com outros sistemas.
A ideia é criar um padrão uniforme de elaboração de sistemas processuais e de gestão documental capaz de atender às necessidades e de se adaptar às particularidades dos diferentes órgãos da Justiça brasileira.
COMPLEMENTANDO
Ferramentas extremamente úteis aos sistemas de informação jurídicas:
LexEdit – editor de documentos legislativos que permite mais agilidade e segurança na redação e apresentação de emendas a projetos em tramitação no Senado. Entre outras funcionalidades, a ferramenta permite visualizar a alteração que está sendo proposta pela emenda, comparando o texto novo com o antigo.
MADOC – montador automáticos de documentos
Parser/Linker/Renderer – estruturador de documentos articulados e identificador automático de remissões textuais;
LexComp – compilador automático de quadros comparativos de documentos.
moreq-jus
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo