A gestão da diversidade da força de trabalho é responsável p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q80444 Administração Geral
A gestão de pessoas nas organizações compete a um subsistema
organizacional que tem propósitos específicos, mas que se
inter-relaciona com outros subsistemas organizacionais. No que
concerne à gestão de pessoas nas organizações, julgue os próximos
itens.

A gestão da diversidade da força de trabalho é responsável pela implantação de ações que minimizem os choques demográficos e culturais dos trabalhadores, entre outras.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Item CORRETO

Exemplos: Contratações de deficientes e cota para negros.

correto.

Ao incorporar essas diferenças, de forma a aprender e a crescer com elas, a empresa beneficia-se da diversidade para criar um ambiente  mais flexível, mais aberto a novos processos, mais facilmente ajustável a mudanças e mais criativa.
O primeiro argumento que aparece nos discursos mais convencionais é o de que as cotas, então, deveriam ser para os mais pobres, e não necessariamente para os negros. O que temos que nos perguntar é: há desigualdade racial porque os negros são a maioria entre os pobres no Brasil, ou eles são os mais pobres porque sofrem com a desigualdade racial? A resposta é mais simples do que parece: as duas coisas.

O negro brasileiro, cuja história tem início com seus ascendentes escravizados, sofrem até hoje por terem sido por séculos excluídos econômica, social e culturalmente dos avanços do país. É inegável que isso tem efeitos até hoje. Porém, acreditar que hoje já vivemos em uma "democracia racial" e que não mais existe racismo no Brasil é pura balela. Existe sim e os números estão aí pra mostrar. É verdade, as diferenças entre brancos e negros vêm diminuindo, mas o dever do Estado é justamente agir para que essa diferença, que não deveria existir, seja o mais rapidamente possível corrigida. O ponto fundamental é: estabelecer ações afirmativas não é tirar o direito de ninguém; é dar aos negros a sua parcela de direito que por séculos lhes foi amealhada.

O segundo argumento mais convencional é: "ó, eu conheço um negro que ralou pra caramba e hoje tá aí, bem de vida...". O problema é esse: nós crescemos em meio a tanta desigualdade - ou as vezes vivemos isolados em ilhas distante visualmente dela - que não paramos pra perceber que esse discurso é igualmente absurdo! Por que o negro, de forma geral,  tem que se esforçar muito mais que o branco pra conquistar as coisas? Será que não é justamente devido aos obstáculos serem maiores que apenas a minoria dos negro conseguem chegar lá? Ou alguém aqui acha que isso tudo é uma questão de falta de esforço e preguiça? O raciocínio tem que ser baseado no macro, nas estatísticas sobre a desigualdade, na história do nosso país, e não na história do vizinho ou na do amigo do meu cunhado.
(CONTINUA)
Voltando à questão...

Quais as ações e medidas que devem ser adotadas
pelas empresas para promoção da diversidade?

As pesquisas têm demonstrado que as ações que vêm sendo adotadas constituem-se em práticas que têm evidenciado seu potencial para promover o acesso dos grupos multiculturais e de pessoas com deficiência às empresas.

Entre essas práticas, destacamos a criação de conselhos e comitês da diversidade, mapeamento dos colaboradores: mulheres,afro-descendentes, pessoas com mais de 45 anos, pessoas com deficiência, pessoas com altas habilidades e pessoas com diferentes tipos de orientação sexual; desenvolvimento de atividades regulares de sensibilização e programas especiais de capacitação profissional; estabelecimento de cooperação com ONGs especializadas, parceiros potenciais da diversidade e fontes de recrutamento de colaboradores; definição de metas de acordo com a realidade das empresas; encorajamento dos fornecedores de serviços terceirizados a encaminhar candidatos representativos da diversidade local.

Tais práticas demandam o envolvimento e a participação de todas as instâncias da empresa, iniciando com uma ação corporativa para definição dos valores e metas a serem adotadas para garantir a efetivação e a consolidação do processo de transformação cultural e social.
“O local de trabalho é a primeira arena para mudanças sociais (SBA, 1996)”

artigo:

GESTÃO DA DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO
Ana Rita de Paula e Carmen Leite Ribeiro Bueno
Disponível em: http://www.entreamigos.com.br/sites/default/files/textos/GestaoDaDiversidadeDaForcaDeTrabalho.pdf
Não entendi o choque demográfico dentro do contexto.  Alguém consegue explicar ?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo