Considere as afirmativas abaixo. I. Entende-se por ruído de...
Considere as afirmativas abaixo.
I. Entende-se por ruído de impacto aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a um segundo durante intervalos superiores a um segundo.
II. Radiações não ionizantes que se propagam em linha reta do tipo α (alfa) e β (beta) são pouco perigosas por via externa devido a sua baixa penetração.
III. Radiações ionizantes corpusculares de alto poder penetrante do tipo γ (gama) e raios X são altamente perigosas por vias externas, pois, ao atingirem o átomo, subdividem-se em um par iônico, provocando perturbação na estrutura periférica atômica.
IV. A avaliação da concentração de agentes químicos deverá ser realizada através de no mínimo dez amostragens, com intervalos mínimos de dez minutos ao nível respiratório do trabalhador.
Assinale a alternativa CORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa D, que indica que somente a afirmativa I está correta, é a resposta certa.
Vamos analisar cada afirmativa:
I. Ruído de impacto: A afirmativa está correta. O ruído de impacto é caracterizado por picos de energia acústica de curta duração, tipicamente inferior a um segundo, e ocorre em intervalos de tempo maiores que um segundo. Este tipo de ruído é distinto dos ruídos contínuos e pode ser encontrado em ambientes com máquinas de prensagem ou martelos, por exemplo.
II. Radiações não ionizantes: A afirmativa é incorreta. As partículas α (alfa) e β (beta) são, na verdade, radiações ionizantes, com a diferença de penetração: as partículas alfa têm baixa penetração e podem ser paradas por folhas de papel ou a pele, enquanto as partículas beta possuem um poder de penetração maior, mas ainda são limitadas comparadas às radiações gama. Portanto, a descrição como não ionizante está equivocada.
III. Radiações ionizantes: Esta afirmativa está correta em parte, mas o erro está na explicação do mecanismo de ionização. As radiações γ (gama) e raios X são realmente perigosas devido ao seu alto poder de penetração, mas a descrição fornecida sobre a formação de pares iônicos e a perturbação atômica pode não ser precisa na maneira como é explicada. Contudo, a afirmativa é considerada incorreta neste contexto.
IV. Avaliação da concentração de agentes químicos: A afirmativa é incorreta. A medição de concentração de agentes químicos não segue obrigatoriamente o critério de "dez amostragens" com "intervalos mínimos de dez minutos". As metodologias de amostragem podem variar dependendo dos agentes químicos envolvidos e os padrões regulamentadores como a NR-15 ou ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Hygienists) podem prescrever diferentes procedimentos.
No contexto das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho, é crucial o entendimento preciso das definições e características de riscos físicos, químicos e biológicos no ambiente de trabalho. Essas normas são indispensáveis para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores, cabendo aos profissionais da área conhecerem os conceitos e procedimentos corretos para a avaliação e mitigação dos riscos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NR 15 - Anexo II
I- Entende-se por ruído de impacto aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) segundo.
NR 15 - Anexo XI
IV- A avaliação das concentrações dos agentes químicos através de métodos de amostragem instantânea, de leitura direta ou não, deverá ser feita pelo menos em 10 (dez) amostragens, para cada ponto - ao nível respiratório do trabalhador. Entre cada uma das amostragens deverá haver um intervalo de, no mínimo, 20 (vinte) minutos.
II. Radiações não ionizantes que se propagam em linha reta do tipo α (alfa) e β (beta) são pouco perigosas por via externa devido a sua baixa penetração.
alfa tem baixa penetração mesmo - acho que não passa de uma folha de papel, mas a beta, já pode causar um daninho bão na gente!
II. Radiações não ionizantes que se propagam em linha reta do tipo α (alfa) e β (beta) são pouco perigosas por via externa devido a sua baixa penetração. (ERRADO - RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES SÃO AS MICROONDAS, ULTRAVIOLETAS E LASER)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo