Quanto às relações coesivas no texto 15A1-I, julgue o próxim...
Quanto às relações coesivas no texto 15A1-I, julgue o próximo item.
No trecho “apenas cinco não mudaram de posição” (segundo parágrafo), foi utilizada a estratégia de coesão por elipse.- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ELIPSE é uma figura de linguagem que ocorre quando um termo é omitido em um enunciado, mas fica subentendido pelo contexto.
No texto, “apenas cinco ESTADOS não mudaram de posição”, a palavra estados ficou subentendido.
Tipos de coesão mais utilizados:
Por referência:
O Gabigol sempre faz gol nos rivais. Ele adora irrita-los.
Por elipse:
O Gabigol faz gol e ao mesmo tempo (gabigol) provoca os adversários.
Por substituição:
O Gabigol ganha títulos todo ano. Se isso (ganhar títulos) continuar acontecendo, ele (gabigol) vai se tornar maior do que o Vasco série B.
ADENDO
Figuras de sintaxe
a- Pleonasmo: mesma ideia é repetida com palavras diferentes.
b- Silepse: concordância é feita com a ideia que as palavras expressam, e não com a sua forma gramatical. (ex: Já toda a gente estava indignada. Queriam ouvir.)
c- Elipse: omissão de um termo sem haver prejuízo de sentido da frase, porquanto fica subentendido pelo contexto. (ex:começamos o namoro há um mês.)
d- Zeugma: tipo de elipse → omissão de um termo na sentença, mas porque tal termo já foi utilizado anteriormente e, portanto, será subentendido. (ex: ele vai bastante à praia, mas também às montanhas.) (‘zeugmáfora’)
e- Assíndeto: outro tipo de elipse: trata-se da omissão de conjunções. (ex: não havia sido convidada para a festa, foi mesmo assim.)
f- Polissíndeto: repetição proposital de uma mesma conjunção como recurso estilístico.
g- Anáfora: repetição de palavra ou expressão como recurso estilístico, dando ênfase àquilo que se repete.
h- Hipérbato: inversão proposital de palavras ou de trechos nos enunciados como recurso estilístico. (ex: “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas. De um povo heroico o brado retumbante.”)
i- Anacoluto: mudança de construção sintática no meio do enunciado, gerando uma quebra nele e deixando um termo solto, sem exercer função sintática. (ex: “Umas carabinas que guardava atrás do guarda-roupa, a gente brincava com elas, de tão imprestáveis.”)
No trecho "apenas cinco não mudaram de posição" ocorre a estratégia de coesão por elipse, em que o termo "estados" é omitido, mas seu sentido é mantido a partir do contexto anterior do texto.
De acordo com os gráficos mostrados a seguir, dos mais de vinte estados, apenas cinco (estados) não mudaram de posição ao longo do último ano (2022).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo