Quanto às relações coesivas no texto 15A1-I, julgue o próxim...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114865 Português
Texto 15A1-I 

  Você mora em um lugar competitivo? Essa é a pergunta feita pelo Ranking de competitividade dos estados, que metrifica, em uma escala de 0 a 100, todos os cantos do Brasil, para classificar as 27 unidades federativas com base em dez pilares diferentes: segurança pública, infraestrutura, sustentabilidade social, solidez fiscal, educação, sustentabilidade ambiental, eficiência da máquina pública, capital humano, potencial de mercado e inovação.

     De acordo com os gráficos mostrados a seguir, dos mais de vinte estados, apenas cinco não mudaram de posição ao longo do último ano (2022), com destaque para São Paulo e Santa Catarina, que lideram, assim como Rio de Janeiro e Roraima, que subiram bastante.




    Ao todo, são quase noventa critérios avaliados dentro dos pilares fundamentais, que incluem desde infraestrutura até o capital humano de cada localidade, com pesos diferentes entre si.

     Paulistas lideram o ranking há anos. No ano de 2022, porém, houve piora no quesito segurança patrimonial, com aumento no número de furtos e roubos. Estados do Norte e do Nordeste são os menos competitivos do país.

     Trata-se de uma ferramenta de avaliação da administração pública, de diagnóstico e auxílio na escolha das prioridades e de promoção de boas práticas organizacionais, que, além de ajudar políticos a priorizarem ações com base em uma inteligência de dados bem robusta — ou seja, como um sistema de incentivo para os líderes públicos —, pode ser um bom indicador da gestão pública da região. São referências adotadas pelo ranking que apresentam novos parâmetros para os estados brasileiros.

Internet: <https://igdd.org.br> (com adaptações).

Quanto às relações coesivas no texto 15A1-I, julgue o próximo item.

No trecho “apenas cinco não mudaram de posição” (segundo parágrafo), foi utilizada a estratégia de coesão por elipse.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ELIPSE é uma figura de linguagem que ocorre quando um termo é omitido em um enunciado, mas fica subentendido pelo contexto.

No texto, “apenas cinco ESTADOS não mudaram de posição”, a palavra estados ficou subentendido.

Tipos de coesão mais utilizados:

Por referência:

O Gabigol sempre faz gol nos rivais. Ele adora irrita-los.

Por elipse:

O Gabigol faz gol e ao mesmo tempo (gabigol) provoca os adversários.

Por substituição:

O Gabigol ganha títulos todo ano. Se isso (ganhar títulos) continuar acontecendo, ele (gabigol) vai se tornar maior do que o Vasco série B.

ADENDO

Figuras de sintaxe

a- Pleonasmo: mesma ideia é repetida com palavras diferentes.

b- Silepse: concordância é feita com a ideia que as palavras expressam, e não com a sua forma gramatical. (ex: Já toda a gente estava indignada. Queriam ouvir.)

c- Elipse: omissão de um termo sem haver prejuízo de sentido da frase, porquanto fica subentendido pelo contexto. (ex:começamos o namoro há um mês.)

d- Zeugma: tipo de elipse →  omissão de um termo na sentença, mas porque tal termo já foi utilizado anteriormente e, portanto, será subentendido. (ex: ele vai bastante à praia, mas também às montanhas.)  (‘zeugmáfora’)

e- Assíndeto:  outro tipo de elipse: trata-se da omissão de conjunções. (ex: não havia sido convidada para a festa, foi mesmo assim.)

f- Polissíndeto: repetição proposital de uma mesma conjunção como recurso estilístico.

g- Anáfora: repetição de palavra ou expressão como recurso estilístico, dando ênfase àquilo que se repete. 

h- Hipérbato: inversão proposital de palavras ou de trechos nos enunciados como recurso estilístico. (ex: “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas. De um povo heroico o brado retumbante.”)

i- Anacoluto: mudança de construção sintática no meio do enunciado, gerando uma quebra nele e deixando um termo solto, sem exercer função sintática. (ex: “Umas carabinas que guardava atrás do guarda-roupa, a gente brincava com elas, de tão imprestáveis.”)

No trecho "apenas cinco não mudaram de posição" ocorre a estratégia de coesão por elipse, em que o termo "estados" é omitido, mas seu sentido é mantido a partir do contexto anterior do texto.

    De acordo com os gráficos mostrados a seguir, dos mais de vinte estados, apenas cinco (estados) não mudaram de posição ao longo do último ano (2022).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo