No que diz respeito aos indícios contextuais, às relações de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114868 Português
Texto 15A1-I 

  Você mora em um lugar competitivo? Essa é a pergunta feita pelo Ranking de competitividade dos estados, que metrifica, em uma escala de 0 a 100, todos os cantos do Brasil, para classificar as 27 unidades federativas com base em dez pilares diferentes: segurança pública, infraestrutura, sustentabilidade social, solidez fiscal, educação, sustentabilidade ambiental, eficiência da máquina pública, capital humano, potencial de mercado e inovação.

     De acordo com os gráficos mostrados a seguir, dos mais de vinte estados, apenas cinco não mudaram de posição ao longo do último ano (2022), com destaque para São Paulo e Santa Catarina, que lideram, assim como Rio de Janeiro e Roraima, que subiram bastante.




    Ao todo, são quase noventa critérios avaliados dentro dos pilares fundamentais, que incluem desde infraestrutura até o capital humano de cada localidade, com pesos diferentes entre si.

     Paulistas lideram o ranking há anos. No ano de 2022, porém, houve piora no quesito segurança patrimonial, com aumento no número de furtos e roubos. Estados do Norte e do Nordeste são os menos competitivos do país.

     Trata-se de uma ferramenta de avaliação da administração pública, de diagnóstico e auxílio na escolha das prioridades e de promoção de boas práticas organizacionais, que, além de ajudar políticos a priorizarem ações com base em uma inteligência de dados bem robusta — ou seja, como um sistema de incentivo para os líderes públicos —, pode ser um bom indicador da gestão pública da região. São referências adotadas pelo ranking que apresentam novos parâmetros para os estados brasileiros.

Internet: <https://igdd.org.br> (com adaptações).

No que diz respeito aos indícios contextuais, às relações de sentido entre palavras e às relações coesivas no texto 15A1-I, julgue o item subsecutivo. 


No penúltimo parágrafo, a conjunção “porém” (segundo período), por estar entre vírgulas, mantém elo coesivo que indica conclusão em relação ao período imediatamente anterior.  

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão é sobre conjunções e quer saber se no penúltimo parágrafo a conjunção “porém" (segundo período), por estar entre vírgulas, mantém elo coesivo que indica conclusão em relação ao período imediatamente anterior. 

 
Texto: “
Paulistas lideram o ranking
 há anos. No ano de 2022, porém, houve piora no quesito segurança patrimonial, com aumento no número de furtos e roubos".


Não há que se falar em “conclusão" nesse caso, uma vez que “porém" é conjunção coordenativa adversativa e indica “oposição, adversidade".



Conjunções coordenativas adversativas: têm valor semântico de oposição, contraste, adversidade, ressalva...

São elas: mas, porém, entretanto, todavia, contudo, no entanto, não obstante, inobstante, senão (= mas sim)...

Ex.: Não estudou muito, porém passou nas provas.



Gabarito: ERRADO



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Porém é uma conjunção ADVERSATIVA: mas, contudo, entretanto, porém, todavia, no entanto.

O uso de vírgula antes dessa conjunção é obrigatória, e quando deslocada deve estar entre vírgulas

Porém: introduz ou finaliza uma oração ou um período cujo conteúdo faz oposição ou restrição ao que foi dito na oração anterior.

No caso em tela = "Paulistas lideram o ranking há anos. No ano de 2022, porém, houve piora no quesito segurança patrimonial, com aumento no número de furtos e roubos".

O porém está empregado como OPOSIÇÃO. Me corrijam se eu estiver errado!

EM FRENTE!!!

GABARITO ERRADO!

NÃO HÁ SENTIDO DE CONCLUSÃO E SIM DE ADVERSIDADE!

PORÉM É UMA CONJUNÇÃO ADVERSATIVA!

SEGUIMOS!!!

A expressão "porém" pode ser uma conjunção coordenativa adversativa ou uma conjunção subordinativa concessiva.

Conforme inserida no período em análise do texto, tende a expressar sentido concessivo, pois não anula o fato de que os Paulistas lideram o ranking há anos, mas acrescenta ressalva acerca do desempenho apresentado pelo estado no quesito segurança patrimonial no ano de 2022.

Como eu fico feliz em acertar questões de língua Portuguesa!

Melhorar cada dia mais!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo