Com referência a indicadores de desempenho, reformas adminis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2465944 Administração Pública

Com referência a indicadores de desempenho, reformas administrativas e boas práticas na administração pública, julgue o item seguinte. 


Os indicadores para mensuração de desempenho em uma organização devem ser quantitativos e os resultados obtidos devem ser utilizados exclusivamente para adoção de novos procedimentos. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Errado

Para entender melhor o tema da questão, vamos falar sobre os indicadores de desempenho e a sua utilização na administração pública. Os indicadores são ferramentas essenciais para medir a eficiência, eficácia e efetividade de uma organização. Eles podem ser tanto quantitativos quanto qualitativos. Os indicadores quantitativos são relacionados a números, como tempo de resposta ou quantidade de serviços prestados. Já os qualitativos estão relacionados à qualidade e à percepção dos usuários em relação aos serviços.

Além disso, os resultados obtidos com os indicadores de desempenho não devem ser utilizados exclusivamente para a adoção de novos procedimentos. Eles podem ter múltiplas finalidades como, por exemplo, informar sobre a necessidade de treinamento de pessoal, ajustes em processos internos, realocação de recursos, dentre outros aspectos de gestão.

É importante destacar que a utilização dos indicadores de desempenho também contribui para a transparência e a prestação de contas (accountability) perante a sociedade, melhorando a comunicação com os cidadãos e aumentando a confiança na gestão pública.

Portanto, a afirmação do enunciado de que os indicadores de desempenho devem ser exclusivamente quantitativos e que devem ser usados somente para adoção de novos procedimentos está incorreta, pois limita indevidamente a amplitude e a funcionalidade dos indicadores de desempenho na administração pública.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  • Os indicadores quanto as dimensões do desempenho/resultados podem ser: eficácia, eficiência, qualidade, produtividade e efetividade. Nem sempre eles são numéricos. (Fonte: meus resumos)
  • Indicadores de desempenho são medidas quantitativas ou qualitativas que permitem avaliar e monitorar o progresso em relação a metas, objetivos ou padrões predefinidos.(Fonte:https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-usar-indicadores-de-desempenho-na-sua-estrategia,81e7aefeb53a6810VgnVCM1000001b00320aRCRD)

Além disso não servem exclusivamente para adoção de novos procedimentos. Eles podem servir, por exemplo, para acompanhar o progresso de determinada Política pública.

A afirmação sobre indicadores de desempenho na administração pública está Errada.

Analisando os indicadores de desempenho:

  • Funções:
  • Mensuração de desempenho: Os indicadores fornecem informações sobre o desempenho da organização em relação a seus objetivos e metas.
  • Identificação de pontos fortes e fracos: Permitem identificar as áreas da organização que estão funcionando bem e as que precisam de melhorias.
  • Tomada de decisões: Auxiliam na tomada de decisões sobre como alcançar os objetivos da organização de forma mais eficiente e eficaz.
  • Prestação de contas: Contribuem para a prestação de contas à sociedade sobre o uso dos recursos públicos.

Tipos de indicadores:

  • Quantitativos: Medem valores numéricos, como número de atendimentos realizados, tempo de espera médio ou índice de satisfação dos usuários.
  • Qualitativos: Medem aspectos não numéricos, como a qualidade dos serviços prestados, a percepção dos usuários ou o nível de satisfação dos servidores.

Utilização dos resultados:

  • Diversos fins: Os resultados obtidos com os indicadores de desempenho podem ser utilizados para diversos fins, além da adoção de novos procedimentos.
  • Definição de metas: Definir metas mais realistas e alcançáveis para a organização.
  • Alocação de recursos: Alocar os recursos da organização de forma mais eficiente e eficaz.
  • Motivação dos servidores: Motivar os servidores a melhorar seu desempenho individual e coletivo.
  • Comunicação com stakeholders: Comunicar o desempenho da organização para stakeholders, como cidadãos, empresas e outros órgãos públicos.

Limitações dos indicadores:

  • Necessidade de cautela: É importante utilizar os indicadores de desempenho com cautela e responsabilidade, pois eles podem não capturar toda a complexidade do trabalho realizado pela organização.
  • Foco nos resultados: Os indicadores podem levar a um excesso de foco nos resultados, em detrimento da qualidade dos serviços prestados ou da satisfação dos servidores.
  • Interpretação adequada: É fundamental interpretar os resultados dos indicadores de forma adequada, levando em consideração o contexto em que foram coletados e os fatores que podem ter influenciado o desempenho da organização.

Exemplos de indicadores de desempenho na administração pública:

  • Tempo médio de espera para atendimento: Mede a eficiência do atendimento ao público.
  • Índice de satisfação dos usuários: Mede a qualidade dos serviços prestados.
  • Número de denúncias de corrupção: Mede a efetividade das medidas de combate à corrupção.
  • Índice de absenteísmo dos servidores: Mede a saúde organizacional da administração pública.

Os indicadores podem ser tanto quantitativos quanto qualitativos. Os quantitativos são relacionados a números, já os qualitativos estão relacionados à qualidade dos serviços prestados.

Afirmar que os resultados obtidos devem ser utilizados exclusivamente para adoção de novos procedimentos é EXTRAPOLAÇÃO, pois os resultados podem ter múltiplas finalidades como, por exemplo, informar sobre a necessidade de treinamento de pessoal, ajustes em processos internos, realocação de recursos, dentre outros aspectos de gestão.

ERRADO.

Os indicadores de desempenho podem ser tanto quantitativos quanto qualitativos, dependendo dos objetivos e das características da organização e do processo que está sendo avaliado. Além disso, os resultados obtidos através desses indicadores não devem ser utilizados exclusivamente para adoção de novos procedimentos, mas também para avaliação contínua, aprendizado organizacional, identificação de boas práticas e áreas de melhoria, entre outros usos. Assim, a afirmação de que os indicadores devem ser exclusivamente quantitativos e os resultados utilizados apenas para adoção de novos procedimentos está incorreta.

CORRIGINDO: Os indicadores para mensuração de desempenho em uma organização podem ser quantitativos e qualitativos os resultados obtidos podem ser utilizados para adoção de novos procedimentos, para realizar treinamento de pessoal ou ajustes em processos internos, assim como para realocar recursos e contribuir com a transparência e a prestação de contas (accountability) perante a sociedade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo