O chumbo é componente importante em ligas para solda, condu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q233698 Farmácia
O chumbo é componente importante em ligas para solda, condutores elétricos, tipos para impressão, munição, bem como do bronze e do latão. Os sais de chumbo encontram uma variedade de aplicações, como a produção de tintas (pigmentos), plásticos (estabilizantes), vidro produção de cristais) e cerâmicas (fritas de vitrificação). A produção industrial do chumbo teve início com a introdução do processo de cupelação, há mais de 5.000 anos, e é provável que, já naquela época, tenham ocorrido ntoxicações pelo metal, fazendo dele o mais antigo agente óxico de importância ocupacional.

J. S. Lepera. Chumbo: determinação de chumbo no sangue por espectrofotometria de absorção atômica. In: Ciências farmacêuticas: toxicologia analítica.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008, p.232 (com adaptações).

A respeito da disposição e dos efeitos do chumbo no organismo e das metodologias para determinação da exposição a esse metal, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre a toxicologia do chumbo, focando na determinação da exposição ao metal e nos seus efeitos no organismo.

Alternativa Correta: D

A alternativa D descreve corretamente o procedimento de análise da plumbemia utilizando espectrofotometria de absorção atômica. Nesta técnica, o sangue passa por um tratamento químico para que o chumbo seja complexado e extraído. O extrato obtido é analisado em uma chama de ar-acetileno, onde o chumbo é reduzido ao seu estado fundamental (Pb0). Um feixe de luz passa por essa amostra, e a absorção é medida, seguindo o princípio da Lei de Lambert-Beer, que relaciona a absorção de luz à concentração da substância em questão. A raia de 217 nm é específica para o chumbo.

Por que as demais alternativas estão incorretas?

A - Esta alternativa incorretamente afirma que o chumbo é carregado pela enzima ALA-D. Na verdade, essa enzima está envolvida na síntese do heme e sua atividade é inibida pelo chumbo, mas ela não transporta o metal.

B - A coleta de sangue para avaliação da plumbemia não requer jejum mínimo de 8 horas. Embora o uso de EDTA e o tratamento da vidraria sejam corretos, o jejum é irrelevante nesse contexto.

C - Elevações de ácido delta-aminolevulínico na urina podem ocorrer em níveis de chumbo bem mais baixos que 400 µg/dL. Este valor é muito superior ao que normalmente causa tais elevações, tornando a afirmação incorreta.

E - Intoxicações crônicas por chumbo tipicamente causam anemia do tipo microcítica, hipocrómica, não megaloblástica. O dimercaprol é sim um agente quelante usado no tratamento, mas a descrição do tipo de anemia está incorreta.

Em resumo, a assertiva D é a única que descreve corretamente o processo de determinação da concentração de chumbo no sangue usando a técnica de espectrofotometria de absorção atômica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) polimorfimo da ALA-D - ALA-D-2 é dominante e + suscetivel a intoxicações, além disso o Pb não é carregado pela enzima, ele inibe essa enzima.

b) não necessita jejum, não add EDTA

c) IBMP para chumbo - 60 microgramas por decilitro

d) correta

e) anemia sideroblastica e microcítica

Devido à maior afinidade de ligação entre o alelo ALAD 2 e o chumbo, ocorre maior retenção do metal no sangue e nos órgãos (principalmente cérebro e rins) dos indivíduos com este alelo (ALAD 1-2 e 2-2). Alguns autores defendem que a presença do alelo ALAD 2 torna os indivíduos menos capazes para tolerar exposições agudas.

fonte: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/26248/2/dissertao%20mestrado%20AnaMoreira%20n.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo