Julgue o próximo item, relativo à gestão por resultados, à...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2563732 Administração Geral
Julgue o próximo item, relativo à gestão por resultados, à intermediação de interesses, ao papel das instituições e aos indicadores de políticas públicas.

Na gestão por resultados no âmbito da produção de serviços públicos, é necessária, além da satisfação das necessidades dos beneficiários, a construção de mecanismos que promovam a transparência e a responsabilização em relação às políticas implementadas. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Oi, gente.

Gabarito: Certo

Vou deixar um resuminho para vocês que responde bem essa questão:

- O objeto de atenção da GPR é o processo que assegure a CRIAÇÃO DE VALOR PÚBLICO.

- O seu objetivo principal é o RESULTADO.

- Oferecer elementos de informação, conhecimento e intervenção aos responsáveis pela Administração Pública que lhes permitam CONTROLAR E MAXIMIZAR O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE VALOR, a fim de atingir o MELHOR RESULTADO POSSÍVEL a respeito do que se espera da ação do governo;

- Contribuir à MELHORIA DA CAPACIDADE DE PRESTAÇÃO DE CONTAS das autoridades e organizações públicas, para assim permitir que a sociedade, os órgãos de controle e a comunidade internacional possam avaliar sua gestão;

- Auxiliar à ALOCAÇÃO DESCENTRALIZADA DOS OBJETIVOS E RESPONSABILIDADES bem como à avaliação do desempenho daqueles que exercem as funções gerenciais – correspondente uso de incentivos e sanções.

- No setor público, a noção de GESTÃO PARA RESULTADOS relaciona-se ao ATENDIMENTO DAS DEMANDAS DOS CIDADÃOS e à CRIAÇÃO DE VALOR PÚBLICO por meio de um GERENCIAMENTO INTEGRADO E EFICIENTE de políticas, programas e projetos públicos.

Fonte: Meus resumos (uso material do Estratégia).

Até mais, bons estudos.

GABARITO: CERTO

Na gestão por resultados no contexto de serviços públicos, é essencial não apenas satisfazer as necessidades dos beneficiários, mas também implementar mecanismos que garantam transparência e responsabilização. Isso é fundamental para assegurar que as políticas públicas sejam efetivas e que os recursos sejam utilizados de forma adequada e eficiente.

Transparência permite que o público e os stakeholders compreendam como os recursos estão sendo utilizados e quais resultados estão sendo alcançados. Responsabilização assegura que os gestores e responsáveis pelas políticas públicas sejam responsáveis pelos resultados e pelas ações tomadas, permitindo a correção de desvios e a melhoria contínua.

Portanto, a gestão por resultados busca não apenas atingir os objetivos estabelecidos, mas também garantir que o processo seja conduzido de forma aberta e responsável, promovendo a confiança e a eficácia nas políticas públicas.

Vale deixar registrado aqui os princípios de governança pública segundo o TCU:

  • Capacidade de resposta: é a capacidade de responder de forma eficiente e eficaz às necessidades das partes interessadas. O princípio da capacidade de resposta depen­de, portanto, diretamente do princípio da participação. A ONU orienta que, para melhorar a capacidade de resposta do setor público, há que se focar na satisfação das expectativas das pessoas em termos de qualidade, quantidade e rapidez dos serviços públicos prestados com os recursos limitados disponíveis.
  • Integridade: diz respeito às ações organizacionais e ao comportamento do agente público, referindo-se à adesão e alinhamento consistente aos valores, princípios e normas éticas comuns para sustentar e priorizar o in­teresse público sobre os interesses privados.
  • Transparência: diz respeito a permitir que a sociedade obtenha infor­mações atualizadas sobre operações, estruturas, processos decisórios, resultados e desempenho do setor público. Consiste em disponibilizar, inclusive na forma de dados abertos, para as partes interessadas, as in­formações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos.
  • Equidade e participação: diz respeito a promover tratamento justo a to­das as partes interessadas, levando em consideração seus direitos, deve­res, necessidades, interesses e expectativas. A participação efetiva das partes interessadas no processo de tomada de decisão e na formulação de políticas públicas é um dos princípios do Governo Aber­to e facilita a equidade nesses processos.
  • Accountability (prestação de contas e responsabilidade): diz respeito à obrigação que têm as pessoas ou entidades às quais se tenham confia­do recursos, incluídas as empresas e corporações públicas, de assumir as responsabilidades de ordem fiscal, gerencial e programática que lhes foram conferidas, e de informar o cumprimento dessas a quem lhes de­legou essas responsabilidades.
  • Confiabilidade: representa a capacidade das instituições de minimizar as incertezas para os cidadãos nos ambientes econômico, social e político. Por isso, uma instituição confiável tem que se manter o mais fiel possível aos objetivos e diretrizes previamente definidos, passar segurança à sociedade em relação a sua atuação e, por fim, manter ações consistentes com a sua missão institucional.
  • Melhoria regulatória: representa o desenvolvimento e a avaliação de políticas e de atos normativos em um processo transparente, baseado em evidências e orientado pela visão de cidadãos e partes diretamente interessadas. Não se restringe, portanto, à regulação econômica de setores específicos realizada pelas agências reguladoras. Para além disso, uma regulação bem direcionada, baseada em evi­dências e escrita de forma simples, tem maior probabilidade de ser adequadamente implementada e atingir seus objetivos, sejam econô­micos, sociais ou ambientais.”

Na gestão por resultados, garantir a satisfação das necessidades dos beneficiários é essencial, mas a construção de mecanismos que promovam transparência e responsabilização é igualmente importante. Esses mecanismos ajudam a assegurar que os recursos públicos sejam utilizados de maneira eficiente e eficaz, que os gestores sejam responsáveis por seus desempenhos, e que o público confie nas instituições e políticas que estão sendo implementadas. Assim, a combinação de foco em resultados, transparência e responsabilização contribui para uma gestão pública mais eficiente e eficaz.

Quais são as características da gestão por resultados? 

1. Entre os principais atributos da gestão com foco nos resultados podemos destacar:

2. Foco no resultado e não nos processos; 

3.  Responsabilidade por alcançar ou não as metas propostas pela empresa é de todos; 

4.  Liderança mais envolvente; 

5.  Todos os times da organização trabalham lado a lado para obter o resultado estipulado. 

fonte: https://www.zendesk.com.br/blog/gestao-por-resultados/

Aquela questão que vc diz pra si: queria marcar errado mas sei que é certo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo