A paralisia cerebral (PC) é definida como uma encefalopatia...
Um exemplo de uma provável causa pós-natal da PC é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é B - Traumatismo craniano.
Vamos entender por quê:
A paralisia cerebral (PC) é uma condição neurológica que se refere a uma encefalopatia crônica não progressiva da infância, cujo início ocorre antes, durante ou após o nascimento, até os 7 anos de idade. Ela é caracterizada por alterações nos movimentos e na postura, e não está relacionada a causas genéticas.
Para responder a questão, é importante conhecer as possíveis causas da PC, que podem ser classificadas como pré-natais, perinatais ou pós-natais. A questão pede um exemplo de uma causa pós-natal, o que requer atenção ao contexto de quando a lesão ou o insulto ao cérebro ocorre.
Alternativa B - Traumatismo craniano: Correta. O traumatismo craniano é uma causa pós-natal, ocorrendo após o nascimento, que pode levar a danos cerebrais, resultando em paralisia cerebral. Esse tipo de lesão pode ocorrer devido a acidentes, quedas ou impactos significativos na cabeça durante os primeiros anos de vida.
Vamos analisar as alternativas incorretas:
Alternativa A - Alteração metabólica gestacional: Incorreta. Alterações metabólicas durante a gestação são consideradas causas pré-natais, pois ocorrem antes do nascimento e podem afetar o desenvolvimento do feto.
Alternativa C - Infecções pré-natais: Incorreta. Infecções que a mãe adquire durante a gravidez, como a rubéola, são causas pré-natais, pois afetam o feto durante o desenvolvimento intrauterino.
Alternativa D - Icterícia precoce: Incorreta. Embora a icterícia possa ocorrer após o nascimento, quando é severa, geralmente está associada ao período perinatal e não diretamente ao período pós-natal. Pode causar encefalopatia e danos neurológicos, mas não é especificamente uma causa pós-natal típica.
Alternativa E - Anóxia peri-natal: Incorreta. A anóxia, ou falta de oxigênio ao cérebro, durante o parto ou logo após, é considerada uma causa perinatal, ocorrendo no período em torno do nascimento.
Essas análises mostram a importância de entender as condições de risco e o momento em que ocorrem, para identificar corretamente as causas relacionadas à paralisia cerebral.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
No período pós-natal incluem-se como causas da PC as lesões adquiridas no sistema nervoso central, as quais podem ser meningoencefalites adquiridas, lesões por afogamento, traumas cranioencefálicos, etc (SOUZA E FERRARETO, 1998). Encontram-se nesse período as lesões adquiridas entre a segunda semana e o segundo ano de vida (MOURA E SILVA, 2005).
Quero saber das questões que respondi se as respostas estão certa. É POSSÍVEL ME DIZER?
Ao meu ver tanto a alternativa B quanto a D são prováveis causas de PC pós natal.
GABARITO B
A - Alteração metabólica gestacional. - Pré- natal
B - Traumatismo craniano. - Pós natal
C - Infecções pré-natais.- Pré natal
D - Icterícia precoce. - pós natal.
Segundo, Thais Silva Carvalho, F., & Almeida, M. V. (2020). "Embora curse de forma benigna em sua grande maioria, em alguns casos, a bilirrubina indireta, por ser lipossolúvel, pode impregnar no sistema nervoso central e causar a encefalopatia bilirrubínica que em sua fase crônica pode ocasionar paralisia cerebral e deficiência mental" (grifo meu)
E - Anóxia peri-natal. - peri-natal
>> Classificação <<
Pré natal => da concepção ao nascimento
Peri natal => equivale ao período de 20 semanas de gestação até 28 dias após o nascimento.
Pós natal => resultam de um evento não relacionado a fatores pré e peri-natais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo