[...] os museus sempre foram pensados como instituições de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1311632 Pedagogia
[...] os museus sempre foram pensados como instituições de ensino. Locais onde se acessa um conjunto de objetos com a intenção de obter informações sobre determinado tema ou assunto.
PACHECO, Ricardo de Aguiar. O museu na sala de aula: propostas para o planejamento de visitas aos museus. Florianópolis: UDESC, 2012 p. 64. Disponível em <https://bit.ly/2ROiset> . Acesso em: 19 ago. 2018.
Ricardo de Aguiar Pacheco propõe que, para um trabalho com fins pedagógicos em museus, o professor de história deve
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - iniciar sua abordagem antes da visita, orientá-la, e, após sua finalização, desenvolver atividades sobre ela.

A questão aborda a importância do planejamento e da continuidade do processo de ensino-aprendizagem em visitas a museus por professores de história. O entendimento necessário para resolver essa questão envolve reconhecer as práticas pedagógicas eficazes que vão além da mera visita, buscando uma integração com o currículo e os conteúdos trabalhados em sala de aula.

O trabalho pedagógico em museus, conforme proposto por Ricardo de Aguiar Pacheco, deve ser uma atividade planejada e contextualizada, inserida em um processo mais amplo de ensino que envolve três momentos: antes, durante e após a visita. A alternativa B é a correta porque reflete essa abordagem integrada:

  • Antes da visita, o professor deve preparar os alunos, contextualizando-os sobre o que será visto e estabelecendo objetivos de aprendizagem.
  • Durante a visita, o professor orienta-os, fazendo com que a experiência se conecte com os conhecimentos prévios e as expectativas definidas anteriormente.
  • Após a visita, é essencial desenvolver atividades que permitam refletir e aprofundar o que foi aprendido, assegurando assim a consolidação dos conhecimentos e a possibilidade de aplicá-los em outros contextos.

Essa abordagem é fundamental para que a experiência no museu seja verdadeiramente educativa, e não apenas uma atividade de lazer sem conexão com o processo educacional. Ao rejeitar a passividade e promover a ativa participação do aluno antes, durante e depois da visita, o professor está efetivamente utilizando o museu como um recurso pedagógico potente, que pode enriquecer e diversificar o ensino de história.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B-

B

iniciar sua abordagem antes da visita, orientá-la, e, após sua finalização, desenvolver atividades sobre ela.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo