Relativamente ao orçamento público, julgue o item que se seg...
Relativamente ao orçamento público, julgue o item que se segue.
Da elaboração de uma proposta orçamentária à avaliação dos
resultados obtidos com a execução orçamentária, pode
decorrer mais de dois exercícios orçamentários.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O ciclo orçamentário pode ser definido como o intervalo de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público, ou seja, a elaboração orçamentária, o estudo e a aprovação do orçamento, a execução orçamentária e financeira e por fim, o controle e avaliação.
No caso da União (modelo federal) o ciclo se inicia logo no início ano com a elaboração de pré-propostas de orçamento, passa pela consolidação realizada pelo órgão central do orçamento e o envio do projeto de lei pelo Presidente até 31 de agosto. O projeto é estudado e votado no Congresso Nacional.
Aprovado o projeto pelo Plenário, sua vigência geralmente terá início apenas no próximo exercício orçamentário-financeiro, onde será executado durante o ano. O controle e avaliação do orçamento é realizado de forma contínua, sobretudo pelos órgãos de controle externo e interno.
Dica! Existem algumas variações, mas a doutrina majoritária divide o ciclo orçamentário ou processo orçamentário nas quatro etapas a seguir:
[1] Elaboração
[2] Estudo e aprovação
[3] Execução
[4] Avaliação e controle
Atenção! Perceba que o ciclo orçamentário tende a abranger vários exercícios distintos. Apenas a título de exemplo, a elaboração pode se iniciar em 20X1, passar pelo estudo, aprovação até o final de 20X1, execução em 20X2, com avaliação e julgamento das contas em 20X3 ou 20X4.
Feita toda revisão sobre o ciclo orçamentário, já podemos identificar a correção da assertiva:
Da elaboração de uma proposta orçamentária à avaliação dos resultados obtidos com a execução orçamentária, pode decorrer mais de dois exercícios orçamentários.
Gabarito do Professor: Certo
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ANO 1: PLOA (Projeto de lei Orçamentária)
ANO 2: Execução da LOA aprovada no Projeto do ANO 1.
ANO 3: Avaliação da Execução da LOA ref. ANO 2.
Portanto, pode levar mais de 2 anos da elaboração à avaliação do resultado.
CESPE ANDA GOSTANTO DESSE TEMA: FASES DO CICLO ORÇAMENTÁRIO (Q1782992/Q2040722/Q2040723)
1) Iniciativa do Poder Executivo (Q1956760/Q2040721)
2) Apreciação e emendas ao orçamento (Q1699551)
3) Sanção ou Veto
4) Execução
5) Controle
Pode-se dizer que o ciclo orçamentário é composto por 4 etapas:
1) Elaboração, 2) Aprovação, 3) Execução e 4) Controle da Execução
EXCEÇÕES A INICIATIVA DO ORÇAMENTO PELO PODER EXECUTIVO:
a) parlamentar pode apresentar projeto de lei para a instituição de benefícios fiscais (em concorrência com o PR)
Exceção: a iniciativa é apenas do PR se se tratar de benefícios fiscais aos Territórios
b) parlamentar pode apresentar projeto de lei que cria DESPESA, desde que não sejam relativas ao funcionamento a à estruturação da Adm. Pública (art. 61, CF)
PELA RELEVANCIA (Q1865824)
O Estado exerce suas atividades em torno de três funções básicas:
• Função alocativa: relaciona-se à alocação de recursos por parte do governo a fim de oferecer bens públicos (ex. rodovias, segurança), bens semipúblicos ou meritórios (ex. educação e saúde), desenvolvimento (ex. construção de usinas) etc.
• Função distributiva: é a redistribuição de rendas realizada através das transferências, dos impostos e dos subsídios governamentais. Um bom exemplo é a destinação de parte dos recursos provenientes de tributação ao serviço público de saúde, serviço o qual é mais utilizado por indivíduos de menor renda.
• Função estabilizadora: é a aplicação das diversas políticas econômicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade do mercado em assegurar o atingimento de tais objetivos.
um exemplo evidente: nem as contas do ciclo orçamentário em que Fernando Collor governou foram aprovadas ainda: https://www.camara.leg.br/noticias/926238-comissao-mista-de-orcamento-aprova-tres-contas-presidenciais-com-ressalvas
Gab: CERTO
Basta lembramos que o ciclo orçamentário é superior ao exercício financeiro (1/01 a 31/12).
- Ciclo Orçamentário Simplificado:
- Elaboração;
- Aprovação;___________(Sanches afirma que há também o ciclo ampliado, com 8 fases);
- Execução;
- Controle e Avaliação.
Dessa forma, quando a questão cita que da Elaboração da proposta até a Avaliação dos seus resultados - que foram obtidos com a execução do orçamento - pode transcorrer mais de dois exercícios orçamentários, que é o mesmo que exercício financeiro.
Ora, por ser anual, com caráter operacional e executório, a LOA deve ser elaborada previamente, então, podemos, sim, afirmar que a elaboração pode ocorrer antes da avaliação, perpassando mais de um exercício.
------
Em caso de erros, avisem-me para retificação.
Acesse: Linktr.ee/soresumo para amostras de materiais.
O exercício financeiro é planejado a partir do ano anterior ao ano do exercício. A título de exemplo, planeja-se o orçamento em 2023 para executá-lo em 2024, sendo que o envio da proposta em 2023 para o congresso se dá até 31 de agosto, enquanto a aprovação até a data de 22 de dezembro. A vigência da LOA compreende todo o período de 2024 e em 2025 haverá a prestação de contas. Assim sendo, tem-se o resultado de dois exercícios orçamentários para apurar os resultados obtidos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo