Conforme disposto na constituição da república federativa d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2170388 Direito Constitucional
Conforme disposto na constituição da república federativa do brasil de 1988, do processo legislativo, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão sobre o processo legislativo conforme disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é necessário entender como as emendas constitucionais são propostas e aprovadas.

A alternativa E é a correta. Segundo o Art. 60, §1º, da Constituição Federal de 1988, a Constituição pode ser emendada por proposta de mais da metade das assembleias legislativas das unidades da federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

Análise das Alternativas:

A - A Constituição não pode ser emendada na vigência de estado de defesa. Conforme o Art. 60, §1º, não se admite emendas durante estado de defesa, estado de sítio ou intervenção federal. Portanto, essa alternativa está incorreta.

B - Propostas de emenda que tendem a abolir direitos e garantias individuais não podem ser sequer deliberadas, como prevê o Art. 60, §4º, IV. Elas violam as chamadas cláusulas pétreas. Assim, essa alternativa está errada.

C - A matéria de uma proposta de emenda rejeitada ou tida como prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa, conforme o Art. 60, §5º. Portanto, essa alternativa está equivocada.

D - Assim como no estado de defesa, a Constituição também não pode ser emendada durante a vigência de intervenção federal, conforme o Art. 60, §1º. Essa alternativa está incorreta.

E - Esta é a alternativa correta. O processo de emenda pode se dar com a proposta de mais da metade das assembleias legislativas das unidades da federação, cada uma manifestando-se pela maioria relativa, de acordo com o que estabelece o Art. 60, I.

Estratégias para interpretação: Quando analisar questões de direito constitucional, é fundamental identificar palavras-chave e referir-se diretamente ao texto constitucional para confirmar a validade das afirmações. Note a importância de prestar atenção a termos como "vigência" e "deliberação", que são centrais na interpretação correta das alternativas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para não zerar a provaa

RESPOSTA:

PARA QUEM QUER COMPLEMENTAR O CADERNO DE ERROS E REVISÃO

ART. 60 CONSTITUIÇÃO FEDERAL

§ 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio. ( ELIMINA a letra A e D )

§ 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

  • forma de federação do Estado
  • voto direto, secreto, universal, periódico
  • separação de poderes
  • direitos e garantias individuais

( ELIMINA a letra B )

§ 5º A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa ( ELIMINA a letra C ) >>>>>>> AS BANCAS TENDEM A TROCAR MUITO #LEGISLATIVA X LEGISLATURA.

sessão legislativa> 2 de fevereiro - 22 de Dezembro > MESMO ANO.

Legislatura >período de 4 anos

lembrar > NA MESMA LEGISLATURA SIMMMMMMMM

E) CORRETA

ART 60, III 

A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de mais da metade das assembleias legislativas das unidades da federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

somos o resultado de todas as vezes que não desistimos....

abraços e bons estudos !!!!

GABARITO E

CF

Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

II - do Presidente da República;

III - de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

§ 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

§ 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

§ 3º A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

§ 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

I - a forma federativa de Estado;

II - o voto direto, secreto, universal e periódico;

III - a separação dos Poderes;

IV - os direitos e garantias individuais.

§ 5º A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

Art. 60 - A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

I – de 1/3 (um terço), no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

II – do Presidente da República;

III - de mais da 1/2 (metade) das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo