Julgue os itens seguintes, relativos a implantodontia. O tra...
O travamento primário muito elevado do implante pode ser indicativo de instrumentação inadequada. Essa situação pode ser facilmente prevenida com a utilização de uma broca do tipo counter sink.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Estudos recentes testaram em modelos animais e humanos os efeitos clínicos e biológicos decorrentes da instalação de implantes com altos torques de instalação, acima de 70 Ncm, até mesmo acima de 100 Ncm. Os resultados destes estudos sugeriram que pode ser benéfico instalar implantes com altos valores de torque de inserção, para atingir e manter maiores níveis de estabilidade primária, especialmente em protocolos de carga imediata. Os autores destes artigos concluíram semelhantemente que altos valores de torque de inserção não induziram necrose óssea ou falha nos implantes, mas aumentaram a estabilidade primária e secundária dos implantes, o que é relevante quando se realiza protocolo de carga imediata. De qualquer forma a broca countersink, que é disponível em aço cirúrgico e Zircônia é indicada apenas para o preparo da crista óssea para assentamento do terço cervical dos implantes em osso tipo D1 e D2. Em osso tipo D3 não se utiliza nem a countersink nem a conformadora de rosca.
http://www.inpn.com.br/Materia/DiscutindoMerito/51608
As brocas countersinks são utilizadas como brocas escariadoras no final da sequência da perfuração óssea, para dar a forma do contorno da crista óssea para adaptação da mesa oclusal dos implantes.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo