Com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público...
É recomendado ao servidor público a estrita observância às formalidades legais, ainda que isso implique o exercício da sua função em contrariedade ao interesse público.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Sobre o tema proposto, deve-se aplicar a regra de n.º XIV, "u", que ora transcrevo:
"XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;"
Como daí se extrai, o Código determina que o servidor abstenha, de maneira absoluta, de praticar atos com finalidade em dissonância ao interesse público, ainda que esteja em tese respaldado por formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei. Ainda assim, pois, não deverá praticar o ato que malfira o interesse coletivo.
Dessa maneira, revela-se equivocada a proposição em exame, ao sustentar ser recomendado ao servidor público a estrita observância às formalidades legais, ainda que isso implique o exercício da sua função em contrariedade ao interesse público, comportamento esse que, por óbvio, representa violação da norma acima indicada.
Gabarito do professor: ERRADO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Dos Principais Deveres do Servidor Público
XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
[..]
u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;
Incorreto.
"Não basta ser legal. Tem que ser moral."
Decreto nº 1.171/94
II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.
III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
Gab: Errado.
A questão é: "É recomendado ao servidor público a estrita observância às formalidades legais, ainda que isso implique o exercício da sua função em contrariedade ao interesse público."
Se ler-mos ao contrário fica mais fácil entender: ainda que isso implique o exercício da sua função em contrariedade ao interesse público. É recomendado ao servidor público a estrita observância às formalidades legais;
Questão bastante tendenciosa, pois ela diz e desdiz.
u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;
Gabarito''Errado''.
O trecho citado, que faz parte dos Principais Deveres do Servidor Público, enfatiza que o servidor público deve abster-se de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que isso seja feito de acordo com formalidades legais. Isso significa que o servidor não deve utilizar sua posição ou autoridade para benefício próprio ou para interesses particulares que estejam em conflito com o interesse público.
De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994) e princípios éticos gerais, os servidores públicos são orientados a atuar em prol do interesse público. Isso significa que, se a observância estrita das formalidades legais estiver em contradição com o interesse público, o servidor não deve seguir cegamente essas formalidades. O interesse público deve sempre prevalecer sobre a mera observância de formalidades, desde que não haja um desvio ético grave.
Portanto, a alternativa está Errado porque a observância às formalidades legais não deve ser realizada quando contrariar o interesse público.
Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo