Com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2234908 Ética na Administração Pública
Com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994) e na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n.º 8.429/1992), julgue o item a seguir.  
É recomendado ao servidor público a estrita observância às formalidades legais, ainda que isso implique o exercício da sua função em contrariedade ao interesse público.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Cuida-se de afirmativa que explorou domínio relativo ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, baixado pelo Decreto n.º 1.171/1994.

Sobre o tema proposto, deve-se aplicar a regra de n.º XIV, "u", que ora transcrevo:

"XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;"

Como daí se extrai, o Código determina que o servidor abstenha, de maneira absoluta, de praticar atos com finalidade em dissonância ao interesse público, ainda que esteja em tese respaldado por formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei. Ainda assim, pois, não deverá praticar o ato que malfira o interesse coletivo.

Dessa maneira, revela-se equivocada a proposição em exame, ao sustentar ser recomendado ao servidor público a estrita observância às formalidades legais, ainda que isso implique o exercício da sua função em contrariedade ao interesse público, comportamento esse que, por óbvio, representa violação da norma acima indicada.


Gabarito do professor: ERRADO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Dos Principais Deveres do Servidor Público

XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

[..]

u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;

Incorreto.

"Não basta ser legal. Tem que ser moral."

Decreto nº 1.171/94

II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.

III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

Gab: Errado.

A questão é: "É recomendado ao servidor público a estrita observância às formalidades legais, ainda que isso implique o exercício da sua função em contrariedade ao interesse público."

Se ler-mos ao contrário fica mais fácil entender: ainda que isso implique o exercício da sua função em contrariedade ao interesse público. É recomendado ao servidor público a estrita observância às formalidades legais;

Questão bastante tendenciosa, pois ela diz e desdiz.

u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;

Gabarito''Errado''.

O trecho citado, que faz parte dos Principais Deveres do Servidor Público, enfatiza que o servidor público deve abster-se de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que isso seja feito de acordo com formalidades legais. Isso significa que o servidor não deve utilizar sua posição ou autoridade para benefício próprio ou para interesses particulares que estejam em conflito com o interesse público.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994) e princípios éticos gerais, os servidores públicos são orientados a atuar em prol do interesse público. Isso significa que, se a observância estrita das formalidades legais estiver em contradição com o interesse público, o servidor não deve seguir cegamente essas formalidades. O interesse público deve sempre prevalecer sobre a mera observância de formalidades, desde que não haja um desvio ético grave.

Portanto, a alternativa está Errado porque a observância às formalidades legais não deve ser realizada quando contrariar o interesse público.

Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo