Sobre os poderes e deveres do Administrador Público, consid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q165644 Direito Administrativo
Sobre os poderes e deveres do Administrador Público, considere:

I. Os poderes concedidos ao Administrador Público podem ser usados em quaisquer circunstâncias, dentro ou fora do exercício do cargo ou função pública, porquanto é atributo pessoal do agente.

II. Se o agente usa da autoridade pública ou a invoca quando despido da função ou fora do exercício do cargo, apenas para sobrepor-se aos demais cidadãos, ele pratica abuso de poder.

III. Entre os deveres do Administrador Público, ocupante de cargo em comissão, não se incluem os da eficiência, da probidade e da prestação de contas.

IV. O poder tem, para o agente público, o significado de dever para com a comunidade e para com os indivíduos, no sentido de que quem o detém está sempre na obrigação de exercitá-lo.

V. O abuso de poder só ocorre na execução de um ato ilegal.

Está correto o que contém APENAS em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Item I: É errado afirmar que os poderes concedidos ao Administrador Público podem ser usados em qualquer circunstância. O poder deve ser utilizado conforme as normas legais, a moral da instituição e o interesse público, sempre em benefício da coletividade.

Item II: É correto que o uso da autoridade pública fora da função ou para sobrepor-se aos outros cidadãos constitui abuso de poder.

Item III: É errado dizer que os deveres da eficiência, da probidade e da prestação de contas não se aplicam ao Administrador Público ocupante de cargo em comissão. Estes são deveres fundamentais de todo administrador público.

Item IV: É correto que o poder para o agente público significa um dever com a comunidade e os indivíduos, ou seja, quem detém o poder está obrigado a exercê-lo.

Item V: É errado limitar o abuso de poder apenas a atos ilegais. O abuso pode ocorrer também por excesso ou desvio de poder.

Com isso, as afirmações corretas são II e IV, o que corresponde à alternativa C como o gabarito da questão.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. Os poderes concedidos ao Administrador Público podem ser usados em quaisquer circunstâncias, dentro ou fora do exercício do cargo ou função pública, porquanto é atributo pessoal do agente. ERRADO - Usar normalmente o poder é uma prerrogativa, é empregá-lo segundo as normas legais, a moral da instituição, a finalidade do ato e as exigências do interesse público, devendo ser utilizado sempre em benefício da coletividade administrativa. (Fernando Marinela - 2011 p. 210)

II. Se o agente usa da autoridade pública ou a invoca quando despido da função ou fora do exercício do cargo, apenas para sobrepor-se aos demais cidadãos, ele pratica abuso de poder.CERTO 

III. Entre os deveres do Administrador Público, ocupante de cargo em comissão, não se incluem os da eficiência, da probidade e da prestação de contas. ERRADO - São três os principais deveres do administrador: 1) dever de eficiência - consiste na produtividade, perfeição do trabalho, adequação técnica aos fins a que visa a Adminstração frente aos resultados; 2) dever de probidade - correção das intenções e comportamento no desdobrar da atuação do agente; 3) dever de prestar constas: decorrência natural da administração como encargo de gestão de bem e interesse alheio. (Fernando Marinela - 2011 p. 210)

IV. O poder tem, para o agente público, o significado de dever para com a comunidade e para com os indivíduos, no sentido de que quem o detém está sempre na obrigação de exercitá-lo. CERTO - trata-se de um poder dever e não mera faculdade.

V. O abuso de poder só ocorre na execução de um ato ilegal. ERRADO - O abuso de poder pode ser caracterizado via excesso de poder ou desvio de finalidade.
Acrescentando o item V:
A OMISSÃO também caracteriza ABUSO.
Prezados colegas, em relação ao item V. Pois falar em abuso dá a falsa sensação que para "abusar" sugere uma Ação, o que não é verdade.

O abuso de poder tanto pode revestir a forma comissiva (por ação) como a omissiva (por omissão), pois ambas são capazes de afrontar a lei e causar lesão a direito individual do administrado. Tanto a inércia da Administração, quando existente o dever legal de agir, como sua atuação abusiva são capazes de lesar o patrimônio jurídico individual. (fonte: ponto dos concursos)
Acerca da afirmação II:

"II. Se o agente usa da autoridade pública ou a invoca quando despido da função ou fora do exercício do cargo, apenas para sobrepor-se aos demais cidadãos, ele pratica abuso de poder".

Se o agente invocou a autoridade pública quando despido desta, então ele ultrapassou os limites de sua função. Ainda, se o mesmo agente recorreu à autoridade pública fora do exercício do cargo
, apenas para sobrepor-se aos demais cidadãos, ele desviou-se das finalidades administrativas.

Segundo Hely Lopes Meirelles, o 
abuso de poder “ocorre quando a autoridade, embora competente para agir, ultrapassa os limites de suas atribuições ou se desvia das finalidades administrativas”.


Portanto, afirmação correta.

Comentando a alternativa V:
Todo abuso de poder é ilegal, mas nem toda ilegalidade é abuso de poder.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo