O estabelecimento de metas é uma estratégia motivacional por...
itens a seguir.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (21)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado. A teoria da fixação de objetivos de Locke, é a abordagem motivacional de estabelecimento de metas que consiste nos valores pessoais (desejos), as suas metas estipuladas (que devem ser compreendidas e aceitas), a sua ação (desempenho), o resultado obtido (satisfação ou não) e os feedbacks provenientes da autoavaliação ou da avaliação gerencial (reforço). Porém, tal estratégia não garante que não haja discrepância entre o desempenho atual e o esperado, pois, mesmo que as metas tenham sido estabelecidas em comum acordo, nada garante que só por isso o colaborador irá conseguir alcançá-las.
O que evita essa discrepância é o gerenciamento do capital humano, via feedback, durante a avaliação do desempenho.
O feedback é um instrumento de intervenção por meio do qual o gestor fornece informações ao colaborador, levando a evitar a discrepância entre o que é esperado e o que será optido na prática.
Discrepância: característica daquilo que discrepa; desigualdade, diferença, discordância, diferença de opinião; discordância, divergência.
Fonte:Wikcionário
Teoria da Fixação dos Objetivos –Edwin Locke e Gary Latham
Esta teoria parte do princípio de que as pessoas concentram seus esforços em direção a objetivos, de modo que o estabelecimento de metas energiza um indivíduo, dirigindo seus pensamentos para uma finalidade.
A premissa subjacente à teoria das metas é que o comportamento é regulado por valores e metas. Valor é a crença em algo muito importante para o indivíduo, como a dignidade do trabalho ou a honestidade. Os valores criam nos indivíduos o desejo de se comportar coerentemente com eles. Se um executivo valoriza a honestidade, ele irá estabelecer uma meta de tentar contratar somente empregados honestos.
Para Edwin Locke a intenção de lutar por um objetivo é a maior fonte de motivação no trabalho e, segundo Locke e Latham aproximadamente 400 estudos (a maioria experimental) demonstram que metas específicas, e difíceis levam para uma melhor performance do que metas específicas, fáceis, vagas (como “faça o seu melhor”) ou a própria ausência de metas, confirmando positivamente a importância dos objetivos.
Mas o Cespe manda e a gente obedece =/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo