Analise as alternativas abaixo, e marque a CORRETA.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (28)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A - INCORRETA
R: Regula o Direito de Representação e o processo de Responsabilidade Administrativa Civil e Penal, nos casos de abuso de autoridade.
Art. 2º O direito de representação será exercido por meio de petição:
a) dirigida à autoridade superior que tiver competência legal para aplicar, à autoridade civil ou militar culpada, a respectiva sanção;
b) dirigida ao órgão do Ministério Público que tiver competência para iniciar processo-crime contra a autoridade culpada.
Parágrafo único. A representação será feita em duas vias e conterá a exposição do fato constitutivo do abuso de autoridade, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado e o rol de testemunhas, no máximo de três, se as houver.
B - INCORRETA
R: Art. 6º O abuso de autoridade sujeitará o seu autor à sanção administrativa civil e penal.(tríplice responsabilidade
C - CORRETA
R: Art. 5º Considera-se autoridade, para os efeitos desta lei, quem exerce cargo, emprego ou função pública, de natureza civil, ou militar, ainda que transitoriamente e sem remuneração.
D - INCORRETA
R: Art. 3º. Constitui abuso de autoridade qualquer atentado:
a) à liberdade de locomoção;
b) à inviolabilidade do domicílio; [...]
Art. 4º Constitui também abuso de autoridade:
a) ordenar ou executar medida privativa da liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de [...]...
E - INCORRETA
R: § 5º Quando o abuso for cometido por agente de autoridade policial, civil ou militar, de qualquer categoria, poderá ser cominada a pena autônoma ou acessória, de não poder o acusado exercer funções de natureza policial ou militar no município da culpa, por prazo de um a cinco anos.
Espero ter ajudado a todxs :D!
Observação quanto ao ERRO da alternativa (D).
O Inativo não responde pelos crimes da lei 4.898/65, pois não possui mais o vínculo com a Adm. pública, porém o licenciado, mesmo afastado, ainda possui vínculo, sendo assim ainda pode configurar como sujeito ativo desta lei.
O agente pode responder mesmo que não esteja no exercício de suas funções ( Folga ), desde que a conduta seja praticada em razão dela.
Gab: "C"
Considera-se autoridade quem exerce cargo, emprego ou função pública, de natureza civil ou militar, ainda que transitoriamente e sem remuneração.
Obs: Não existe abuso culposo
Aquele que foi vítima do abuso de autoridade poderá representar a suposta autoridade culpada, dirigindo petição a qualquer órgão do Ministério Público, independentemente, da competência daquela Instituição para iniciar o processo junto à autoridade culpada.
Ver uma banca de concurso cometer erro de colocação de vírgula é vergonhoso!
A ALTERNATIVA C TAMBEM TA ERRADA POIS ELA FALA QUE:Estão sujeitos à prática de crime de abuso de autoridade toda autoridade pública, que exerça cargo, emprego ou função pública, de natureza civil, ou militar, ainda que transitoriamente e COM OU SEM REMUNERACAO.
ART.5..considera-se abuso de autoridade,para os efeitos desta lei,quem exerce cargo,emprego ou funcao publica,de natureza civil ou militar ainda que transitoriamente E SEM REMUNERAÇÃO. OU SEJA QUESTAO DEVERIA SER ANULADA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo