Em conformidade com a resolução CNE/CP nº 2/2017, que insti...
Os currículos da educação básica devem ser complementados em cada sistema de ensino, por uma parte diversificada, as quais devem ser consideradas como dois blocos distintos justapostos, devendo ser planejadas, executadas e avaliadas separadamente (1ª parte). Os currículos escolares relativos a todas as etapas e as modalidades da educação básica podem utilizar a BNCC de forma facultativa, e a participação das instituições escolares deve ser definida através de votação do conselho escolar (2ª parte).
A sentença está:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - Totalmente incorreta.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os alunos têm o direito de acessar ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A BNCC foi homologada pelo MEC em dezembro de 2017 e sua implementação é obrigatória para todas as redes de ensino e escolas públicas e privadas do país.
Ao analisar a sentença apresentada na questão, observamos dois pontos principais que devem ser considerados:
1ª parte: A afirmação de que os currículos da educação básica devem ser complementados por uma parte diversificada e que esses componentes devem ser tratados como blocos distintos e justapostos é incorreta. A parte diversificada deve, sim, complementar a BNCC, porém ela deve estar articulada com a Base, de modo a garantir uma concepção de currículo integrada, que contemple as especificidades locais, sem ser planejada, executada e avaliada de forma separada da BNCC.
2ª parte: Quanto à ideia de que a BNCC pode ser utilizada de forma facultativa e que a participação das instituições escolares deve ser definida através de votação do conselho escolar é incorreta. A BNCC não é facultativa; ela é obrigatória e deve nortear os currículos das escolas de educação básica, que são obrigadas a adaptar seus projetos pedagógicos de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo documento nacional.
Portanto, a alternativa A é a correta porque ambas as partes da sentença não estão de acordo com as orientações da resolução CNE/CP nº 2/2017 e com os princípios da BNCC. A implementação da BNCC exige que as redes de ensino e as escolas elaborem seus currículos de forma alinhada aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos no documento e não de maneira facultativa ou desconexa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 7º Os currículos escolares relativos a todas as etapas e modalidades da Educação Básica devem ter a BNCC como referência obrigatória e incluir uma parte diversificada, definida pelas instituições ou redes escolares de acordo com a LDB, as diretrizes curriculares nacionais e o atendimento das características regionais e locais, segundo normas complementares estabelecidas pelos órgãos normativos dos respectivos Sistemas de Ensino.
Parágrafo único. Os currículos da Educação Básica, tendo como referência à a BNCC, devem ser complementados em cada instituição escolar e em cada rede de ensino, no âmbito de cada sistema de ensino, por uma parte diversificada, as quais não podem ser consideradas como dois blocos distintos justapostos, devendo ser planejadas, executadas e avaliadas como um todo integrado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo