Controle da administração pública, em conceituação de Hell...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q624990 Direito Administrativo
Controle da administração pública, em conceituação de Helly Lopes Meireles é a faculdade de vigilância, orientação e correção que um Poder, órgão ou autoridade exerce sobre a conduta funcional de outro. Tendo por base esse conceito grife a resposta ERRADA.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ALTERNATIVA: C

 

Em que pese mal classificada a questão, está errada a alternativa "c"; nossa resposta, portanto. Isso porque, o Poder Judiciário poderá anular ato administrativo, CONTUDO somente por motivos de ilegalidade, não adentrando ao mérito, na discricionariedade com que foi praticado o ato pelo administrador público.

C

O Poder Judiciário só analisa a LEGALIDADE (e, também, a MORALIDADE) dos atos administrativos.
Muito cuidado pois o poder judiciário pode também analisar a moralidade, uma vez que a moralidade de um ato administrativo está relacionada com o conceito legal da definição do que é moral administrativa. (já errei uma questão assim).

O Poder Judciário não pode analisar mérito em relação a atos praticados por outros poderes. Por exemplo, um diretor de uma Universidade é exonerado da função de direção (que é de livre nomeação e exoneração), por discricionariedade do Poder Executivo. Não pode o Judiciário intervir e decidir sobre a conveniência e oportunidade da situação, a não ser que haja alguma ilegalidade no ato, e o Poder Judiciário analise aspectos de legalidade! 
Entretanto, o Poder Judiciário pode, evidentemente, analisar mérito quando exercer sua função atípica. Por exemplo, ao exonerar algum cargo em comissão de sua própria estrutura, pode o Poder Judiciário analisar mérito (conveniência e oportunidade) dessa exoneração.

Alguem pode me explicar o que o cara ta falando aqui na letra, A. 

A) O controle de mérito tem como objetivo a verificação da eficiência, da oportunidade, da conveniência e do resultado do ato controlado, gerado por decisão do Judiciário, a sustação de ato normativo do Executivo pelo Legislativo. 

 

Pois é, Gierly Saldanha, se não fosse a alternativa C, eu marcaria a A.

Confesso que tbm li e reli e ñ entendi muito bem o que o examinador quis dizer na letra A. rs

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo