Com base no Estatuto da Criança e dos Adolescentes (ECA), i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1827796 Pedagogia
Com base no Estatuto da Criança e dos Adolescentes (ECA), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A tutela pressupõe a prévia perda do poder familiar, mas nem sempre implicará o dever de guarda. ( ) A criança e o adolescente têm o direito de ser criados em suas famílias naturais, embora, em determinados momentos, possa ser necessária sua colocação em família substituta. ( ) A criança e o adolescente têm o direito de ser criados apenas suas famílias naturais. ( ) A guarda pressupõe a obrigação da prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou ao adolescente, e o seu detentor poderá opor-se a terceiros, destes excetuados os pais da criança ou do adolescente. ( ) Além de ser orientada pelo princípio do melhor interesse para a criança ou para o adolescente, a adoção deverá representar real vantagem para o adotando e fundar-se em motivos legítimos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é D - F – V – F – V – F.

Vamos analisar cada uma das afirmações e compreender por que essa é a sequência correta:

( ) A tutela pressupõe a prévia perda do poder familiar, mas nem sempre implicará o dever de guarda.

Essa afirmação é falsa. De acordo com o ECA, a tutela é uma medida de proteção que exige a perda ou suspensão do poder familiar, mas ela implica sim no dever de guarda, pois o tutor assume a responsabilidade pela criança ou adolescente.

( ) A criança e o adolescente têm o direito de ser criados em suas famílias naturais, embora, em determinados momentos, possa ser necessária sua colocação em família substituta.

Essa afirmação é verdadeira. O ECA assegura o direito da criança e do adolescente de ser criado e educado no seio de sua família natural. No entanto, em situações de risco ou impossibilidade, é permitida a colocação em família substituta como medida de proteção.

( ) A criança e o adolescente têm o direito de ser criados apenas suas famílias naturais.

Essa afirmação é falsa. Como mencionado anteriormente, o ECA permite a colocação em família substituta quando necessário, como em casos de adoção, guarda ou tutela.

( ) A guarda pressupõe a obrigação da prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou ao adolescente, e o seu detentor poderá opor-se a terceiros, destes excetuados os pais da criança ou do adolescente.

Essa afirmação é verdadeira. A guarda de uma criança ou adolescente inclui o dever de prestar assistência material, moral e educacional, e o detentor da guarda pode se opor a terceiros, exceto aos pais biológicos.

( ) Além de ser orientada pelo princípio do melhor interesse para a criança ou para o adolescente, a adoção deverá representar real vantagem para o adotando e fundar-se em motivos legítimos.

Essa afirmação é falsa. Embora o ECA exija que a adoção seja orientada pelo princípio do melhor interesse da criança ou adolescente e se funde em motivos legítimos, ela também precisa representar uma real vantagem para o adotando. A assertiva está incorreta na sua totalidade porque faz parecer que essas condições são excludentes, quando na verdade, elas devem coexistir.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  Art. 33. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais. 

questão sem gabarito.

Exatamente o que o Janderson Silva publicou... o penúltimo item está errado de acordo com o Art. 33

Questão sem solução, por favor arrumem no site para não confundir as pessoas que procuram informações corretas

A terceira frase está errada. na guarda você pode se opor aos pais

(A primeira questão esta correta). (v )  A tutela pressupõe a prévia perda do poder familiar, mas nem sempre implicará o dever de guarda. ( v) A criança e o adolescente têm o direito de ser criados apenas suas famílias naturais.(v ) A guarda pressupõe a obrigação da prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou ao adolescente, e o seu detentor poderá opor-se a terceiros, destes excetuados os pais da criança ou do adolescente. ( v) Além de ser orientada pelo princípio do melhor interesse para a criança ou para o adolescente, a adoção deverá representar real vantagem para o adotando e fundar-se em motivos legítimos. (Resumo todas verdadeiras).

Item 1 = F Art. 36. O deferimento da tutela pressupõe a prévia decretação da perda ou suspensão do pátrio poder poder familiar e implica necessariamente o dever de guarda.

Item 2 = V Art. 19. É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária...

Item 3 = F Art 19.

Item 4 = F Art. 33. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais. * na questão diz: destes excetuados os pais

Item 5= V Art. 43. A adoção será deferida quando apresentar reais vantagens para o adotando e fundar-se em motivos legítimos.

Portanto, o gabarito está ERRADO!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo