A respeito do direito processual civil, julgue o item.O advo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2329501 Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015

A respeito do direito processual civil, julgue o item.



O advogado não será admitido a postular em juízo sem procuração, salvo, exclusivamente, para evitar decadência ou prescrição, ou para praticar ato considerado urgente.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CPC/2015

Art. 104. O advogado não será admitido a postular em juízo sem procuração, salvo para evitar preclusão, decadência ou prescrição, ou para praticar ato considerado urgente.

§ 1º Nas hipóteses previstas no caput, o advogado deverá, independentemente de caução, exibir a procuração no prazo de 15 (quinze) dias, prorrogável por igual período por despacho do juiz.

§ 2º O ato não ratificado será considerado ineficaz relativamente àquele em cujo nome foi praticado, respondendo o advogado pelas despesas e por perdas e danos.

Ou seja, faltou o trecho "salvo para evitar preclusão", protegida, para a questão não ser anulada, a inclusão do "exclusivamente". É decoreba da Lei Seca. Cruel.

Em uma análise mais fria, esse "exclusivamente" podia ajudar a encontrar a resposta correta.

Gatidão, Caio Delarolle.

Complementando:

Art. 287. A petição inicial deve vir acompanhada de procuração, que conterá os endereços do advogado, eletrônico e não eletrônico.

Parágrafo único. Dispensa-se a juntada da procuração:

I - no caso previsto no art. 104;

II - se a parte estiver representada pela Defensoria Pública;

III - se a representação decorrer diretamente de norma prevista na Constituição Federal ou em lei.

GABARITO: ERRADO.

Complementando os comentários dos colegas, é válido dizer que existe disposição similar na Lei nº 8.906/1994 (Estatuto da Advocacia) sobre a necessidade de postular em juízo fazendo prova do mandato (procuração outorgada pelo cliente) e as exceções que se colocam na regra diante de uma urgência. Vejamos:

"Art. 5º O advogado postula, em juízo ou fora dele, fazendo prova do mandato.

§ 1º O advogado, afirmando urgência, pode atuar sem procuração, obrigando-se a apresentá-la no prazo de quinze dias, prorrogável por igual período." (grifei).

O erro da questão foi afirmar que a postulação em juízo sem procuração pelo advogado só é permitida para evitar EXCLUSIVAMENTE prescrição e decadência. O art. 104 também inclui a preclusão:

Art. 104. O advogado não será admitido a postular em juízo sem procuração, salvo para evitar preclusão, decadência ou prescrição, ou para praticar ato considerado urgente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo