Em conformidade com a lei de licitações, as alternativas ab...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Estudando sobre as modalidades de licitação na legislação brasileira, mais precisamente na Lei nº 8.666 de 1993, é fundamental compreender as diferentes formas pelas quais o poder público pode contratar obras, serviços, compras, alienações, entre outros. Vamos abordar as principais modalidades de licitação:
Concorrência: É a modalidade destinada a grandes contratações e está aberta a qualquer interessado que cumpra os requisitos do edital. Ela é marcada pela competitividade e pela ampla possibilidade de participação.
Tomada de preços: Utilizada para contratações de valor intermediário, é direcionada a interessados previamente cadastrados ou que atendam os requisitos para cadastramento, até um prazo estabelecido.
Pregão: Foi instituído pela Lei nº 10.520 de 2002 e é empregado para a aquisição de bens e serviços comuns. Sua característica marcante é a fase de lances, buscando sempre a proposta mais vantajosa para a administração.
Ao analisarmos a alternativa D - Melhor técnica, percebemos que ela não se enquadra como uma modalidade, mas sim como um critério de julgamento que pode ser adotado em modalidades como a concorrência, quando o aspecto técnico se sobrepõe ao custo.
Com isso, concluímos que a resposta correta é a alternativa D - Melhor técnica, pois ela não se apresenta como uma modalidade de licitação, mas sim como um critério de avaliação em determinadas licitações.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão desatualizada.
As modalidades tomada de preço e convite não estão previstas na Nova lei de Licitações.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo