Qualquer pessoa, se perguntada, responderia que alfabetizar ...
Qualquer pessoa, se perguntada, responderia que alfabetizar corresponde à ação de ensinar a ler e a escrever. No entanto, ao longo da história, o significado dessas ações foi se tornando mais complexo, e suas definições se ampliaram, passando a envolver, também, um novo termo: o letramento. Em relação à alfabetização e ao letramento, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O ensino tradicional de alfabetização, em que primeiro se aprende a “decifrar um código” a partir de uma sequência de passos/etapas, para só depois se ler efetivamente, não garante a formação de leitores/escritores.
( ) Um dos princípios que norteiam a perspectiva do letramento é, justamente, que a aquisição da escrita não acontece desvinculada das práticas sociais em que se inscreve, ou seja, ninguém lê ou escreve no vazio, sem propósitos comunicativos, sem interlocutores e descolado de uma situação de interação.
( ) O professor precisa estar atento e deixar que o aluno produza as suas escritas apenas quando ele já dominar o sistema da escrita, ou seja, nesse processo não é viável que o aluno teste as suas hipóteses em relação à escrita.
( ) A leitura diária na escola é uma das estratégias consideradas mais eficazes para inserir os alunos no mundo da literatura, da mídia, do humor, bem como propiciar que eles se familiarizem com diferentes gêneros textuais, ampliando seus repertórios de textos e seu vocabulário.
( ) Alfabetização e letramento são processos diferentes não associáveis e independentes um do outro, que envolvem conhecimentos, habilidades e competências.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - V – V – F – V – F
Vamos analisar cada uma das assertivas:
(V) O ensino tradicional de alfabetização, em que primeiro se aprende a “decifrar um código” a partir de uma sequência de passos/etapas, para só depois se ler efetivamente, não garante a formação de leitores/escritores.
Esta assertiva é verdadeira. O método tradicional de alfabetização, muitas vezes focado na decodificação do código escrito, não necessariamente forma leitores proficientes. A formação de leitores e escritores envolve mais do que apenas decifrar palavras; é necessário compreender o significado e o contexto das informações lidas.
(V) Um dos princípios que norteiam a perspectiva do letramento é, justamente, que a aquisição da escrita não acontece desvinculada das práticas sociais em que se inscreve, ou seja, ninguém lê ou escreve no vazio, sem propósitos comunicativos, sem interlocutores e descolado de uma situação de interação.
Esta assertiva também é verdadeira. O conceito de letramento engloba a ideia de que a escrita e a leitura são práticas sociais inseridas em contextos específicos. Assim, a aprendizagem da leitura e da escrita deve ser significativa e contextualizada dentro das práticas sociais.
(F) O professor precisa estar atento e deixar que o aluno produza as suas escritas apenas quando ele já dominar o sistema da escrita, ou seja, nesse processo não é viável que o aluno teste as suas hipóteses em relação à escrita.
Esta assertiva é falsa. Um aspecto importante da alfabetização é permitir que os alunos experimentem e testem suas hipóteses sobre a escrita, mesmo antes de dominarem completamente o sistema. Esse processo de tentativa e erro é fundamental para o desenvolvimento da competência escritora.
(V) A leitura diária na escola é uma das estratégias consideradas mais eficazes para inserir os alunos no mundo da literatura, da mídia, do humor, bem como propiciar que eles se familiarizem com diferentes gêneros textuais, ampliando seus repertórios de textos e seu vocabulário.
Esta assertiva é verdadeira. A prática da leitura diária expõe os alunos a uma variedade de gêneros textuais, estilos e vocabulário, além de fomentar o hábito da leitura e contribuir para a formação de leitores críticos e proficientes.
(F) Alfabetização e letramento são processos diferentes não associáveis e independentes um do outro, que envolvem conhecimentos, habilidades e competências.
Esta assertiva é falsa. Embora alfabetização e letramento sejam conceitos distintos, eles são interdependentes. A alfabetização (decodificação do código escrito) deve ser acompanhada do letramento (uso e compreensão da leitura e escrita em contextos sociais) para formar leitores e escritores competentes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
V – V – F – V – F.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo