A placa-mãe é um dos componentes críticos dos computadores, ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (31)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa A está errada pois o barramento é DDR e não DRR.
A alternativa B está errada pois o Soquete 7 é um soquete antigo, lançado em Junho de 1995 , usado para processadores pentium antigos, hoje em dia os fabricantes não o usam mais.
A alternativa C está errada pois o slot utilizado é o AGP e não APG.
A alternativa D não apresenta erros.
A alternativa E está errada pois os padrões de USB atuais são o 1.x , 2.0 , 3.0 e 3.1 , ou seja , não existe o USB 2.1.
Portanto a alternativa correta é a letra D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativas longas... meio cansativo isso...
a) Compatibilidade com pentes de memória: se não houver compatibilidade com o barramento DRR, é provável que dentro de poucos anos o componente fique estagnado, por não poder possibilitar mais upgrades.
Não existe isso. Existe DDR, não DRR.
b) Pinagem do processador: os processadores ganham a cada ano novas arquiteturas e por isso precisam de novos slots nas placas-mãe. Hoje os fabricantes de CPUs Intel e Asus, usam o topo da tecnologia conhecida como Soquete 7.
Não! O soquete 7 já foi o topo da topologia. Mas isso há mais de 10 anos. Hoje nem sei dizer se são fabricados ainda. Mas se forem é pra uso em equipamentos de configuração muuuuuuito limitada.
c) Slots disponíveis para placas offboard: placas de vídeo offboard, placas de som e outros dispositivos exigem slots (geralmente APG, hoje raros são os dispositivos PCI-Express) disponíveis para a instalação. Sem eles, não há como fazer a comunicação entre placa offboard e o sistema operacional que o reconhecerá.
Não existe APG. O correto seria AGP. E mesmo assim, o padrão PCI-Express surgiu justamente pra substituir o AGP.
d) Chipset: se você não quiser instalar placas de vídeo offboard, deve ficar ainda mais atento para esse detalhe. O chipset é um conjunto de chips utilizado na placa-mãe que realizam diversas funções de hardware, como controle dos barramentos, controle e acesso à memória, processamento das informações gráficas onboard etc. As placas-mãe com chipset ATI e Intel são muito utilizadas.
Perfeito!
e) USB: se antes as USB 1.0 eram ultrapassadas, agora os usuários devem tomar cuidado com as USB 2.1, não que elas estejam sendo abandonadas, mas é recomendado que já sejam escolhidas as placas-mãe com USB 3.1.
O que existe como padrão para USB é: USB 1.1 - USB 2.0 - USB 3.0.
Mozart, concordo plenamente com você, estas questões são absurdas para uma prova de contador! Mas numa pergunta anterior você diz que é analista de sistemas há 7 anos. Bem que você poderia aproveitar essa experiência para também comentar as alternativas para nós, leigos.
Bons estudos!
Bom gostaria de saber se, hoje em dia, o chipset incorporou as funcionalidades do chip de vídeo, pelo menos antigamente o processo era como descrito acima, agora hoje pode ser que tudo tenha ido parar dentro do chipset????
Encontrei na internet o seguinte: Placa Mãe ASUS P8z77-V LK, nesta placa mãe, de socket LGA1155 para processador Core i7, segundo a especificação, o processamento da placa de vídeo on-board é feito pelo processador, existindo nela conectores HDMI, Display Port, DVI-D e VGA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo